Sintomas da FeLV nos Gatos. Leucemia Felina

Os sintomas da FeLV nos gatos pode variar de felino para felino dependendo da forma clínica da doença, estado geral de saúde e idade do gato, tendo em conta que muitos gatos são portadores de FeLV mas não apresentam sintomas da doença. FeLV nos Gatos. O que é a Leucemia Felina? (Formas clínicas)

Uma vez que o gato é contagiado com FeLV, o vírus entra na corrente sanguínea e começa a multiplicar-se e viaja para a medula óssea( Neste caso os gatos têm uma grande dificuldade em combater o vírus e podem ter Leucemia felina para o resto da vida). No entanto, não devemos esquecer que existem situações em que o gato é imune ao FeLV.

Se têm um gato portador de FeLV, existem alguns tratamentos e dietas que podemos tentar para proporcionar-mos o bem estar do gato.


Existem soluções naturais e alternativas que podem proporcionar o bem-estar de um gato portador de FeLV



  • Prevenção da Leucemia Felina 

  • Tratamento da FeLV nos gatos através da medicina convencional (Alopatia)


Os sintomas da FeLV nos gatos depende da forma clínica da doença


Mediante a forma clínica da doença, os sintomas do FeLV nos gatos, quando já muito avançada pode levar a a distúrbios neurológicos, insuficiência renal, artrite e aborto em gatas grávidas.

Os sintomas da Felv nos gatos, geralmente são: anemia, infeções secundárias e cancro, podendo em muitos casos ser mortal.

"Ter um sistema imunológico enfraquecido deixa o gato vulnerável a infecções secundárias, também chamadas de infecções oportunistas", diz o Dr. Rubin. “Os gatos ficam mais suscetíveis às bactérias, vírus, fungos e parasitas".

Como o FeLV intercepta o mecanismo de multiplicação das células, não é de surpreender que esta doença possa levar ao crescimento de tumores. De fato, o FeLV é a causa mais frequente de cancro nos gatos, sendo o tipo mais comum, o linfoma.

O Dr. Rubin diz - "Um gato infectado com FeLV pode começar a mostrar sinais de letargia, febre, perda de peso, perda de apetite e depressão".

Devido à variedade dos sintomas da FeLV nos gatos, qualquer anomalia na saúde do gato, deve levantar suspeita da Leucemia felina.

No entanto, um teste positivo ao vírus da FeLV, não significa necessariamente que a doença em curso seja a Leucemia Felina como foi demonstrado nas 4 formas suspeitas do Felv nos gatos. FeLV nos Gatos. O que é a Leucemia Felina?

Se o seu gato apresenta sintomas da FeLV, leve-o ao seu médico veterinário para que o animal possa ser acompanhado por um profissional.


Quanto tempo pode viver um gato com FeLV ou Leucemia Felina?


Quando recebemos a notícia que um dos nossos gatos é portador de FeLV, imediatamente associamos à morte do nosso animal de estimação e pensamos logo que ele não vai viver muito tempo. Não devemos pensar assim, está errado.

Quando devidamente acompanhados, seja com medicamentos alternativos ou convencionais,existem casos de gatos com FeLV que viveram durante muitos anos. Pode ver aqui a  História de uma gata Siamesa FeLV+ que viveu até aos 21 anos de idade.


 O que fazer para ajudar o meu gato com FeLV a viver mais anos de forma confortável?


Alguns veterinários recomendam dar vitaminas e antioxidantes Omegas 3 e 6 para ajudar a reforçar o sistema imunitário do gato, mas como os sintomas da FeLV nos gatos apresentam uma séries de sintomas diferentes dependendo da fase ou tipo de infecção, é importante que o gato seja antes de tudo, acompanhado por um médico veterinário de forma a diagnosticar que tipo de infecção secundária existe resultante da Leucemia felina.

Dependendo dos sinais clínicos, o gato pode ser tratado com transfusões de sangue, medicamentos para infecções oportunistas, imunoterapia ou estimulação do sistema imunitário através de suplementos, quimioterapia ou medicamentos anti-virais.

Na medicina veterinária holística, os médicos acreditam que o FeLV é uma  doença sistêmica resultante de vários factores juntos tais como: vírus, excesso de toxinas no corpo do gato que pode ser resultado do excesso de vacinas (Vacinose nos gatos) e por uma desnutrição devido a uma alimentação incorrecta. Qual a melhor alimentação para um gato com FeLV?

Também lhe pode interessar - Medicina alternativa para a FeLV nos gatos.

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2. FeLV nos Gatos. O que é a Leucemia Felina
  3.  ›
    1. Sintomas da FeLV nos gatos. Leucemia Felina

    Referências:
      ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
      vet.cornell.edu


      Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.