Queda do pelo nos gatos

A queda do pelo nos gatos é o processo natural do felino, é como em nós humanos com a queda de cabelo em certas épocas do ano.

Os gatos de exterior têm tendência para perder mais pêlo nas estações de primavera e outono, enquanto os gatos de interior podem perder durante o ano todo.

A razão pela qual às vezes oiço as pessoas  a dizer que não gostam de gatos e se recusam a ultrapassar esse complexo, é o pelo que os gatos largam pela casa.

No entanto, isto não deve ser um obstáculo que nos impede de nos rendermos à companhia de um felino amoroso com muita alegria para dar.

Quem não troca 10 quilos de pelo de gato pela casa pelo amor e companheirismo de um felino?

Se os nossos gatos arranham ou lambem obsessivamente os mesmos pontos do corpo de forma persistente, eles podem estar com um problema de saúde ou alimentar, que precisa de atenção veterinária imediata.

Os sintomas normais da queda de pelo nos gato (Primavera e Outono), geralmente são de forma homogénea enquanto que os sintomas da Alopecia Felina causam calvície em diferentes zonas do corpo do gato em formas circulares.

Estes são os principais sinais para diferenciar a Alopecia Felina, da queda do pelo do gato normal. Não podemos esquecer que os gatos de interior podem ter queda de pelo natural durante todo o ano.


Sintomas da Alopecia Felina 


Quais as possíveis causas da queda do pelo nos gatos de forma repentina?


De acordo com alguns estudos, deve-se estar à alerta se a queda de pelo no gato for repentina tendo em conta também os seguintes sinais no gato: stress, áreas no corpo inflamadas, alergias alimentares ou ambientais, Micoses (com lesões) e pulgas.

Como minimizar o stress nos gatos de forma natural. Florais de Bach para gatos.

No entanto, se o nosso felino apresenta estar saudável, a queda de pelo no gato pode ser apenas parte do seu ciclo normal da mudança de pelo e em caso de dúvidas, devemos levar o nosso gato ao veterinário.


 Como minimizar a queda do pelo nos gatos


Existem alguns passos para minimizar a queda de pêlo nos gatos que aconselho a experimentar:

  • Escovar o gato diariamente com uma escova MURUR ou com uma escova Mitt.


  • Alimentar o gato com uma dieta saudável e equilibrada, sem cereais, ou mesmo uma dieta crua. Antes de mudar a alimentação, marque uma consulta com o médico veterinário do seu felino.


  • Alimentos ricos em Ômega 3 e Ômega 6 fortalecem o pêlo do gato e nutrem a saúde geral da pele.


  • Verificar se o felino têm carraças e pulgas. Para alguns gatos, as pulgas podem trazer todos os tipos de problemas de pele e não só, tais como reações alérgicas, especialmente Dermatite Alérgica à Picada da Pulga (DAAP) que pode causar comichão horrível que leva o gato a coçar-se e a lamber-se excessivamente até perder o pêlo e criar feridas abertas. 


Como saber se o meu gato tem pulgas?


O que acontece se negligenciarmos a queda de pelo nos gatos?


Se a queda de pelo nos gatos for normal da época e não existir nenhuma patologia associada, um dos possíveis cenário é acabarmos com excesso de pelo espalhado pela casa ou pior ainda, é o facto dos pelos  acabarem por se acumular no sistema digestivo dos nossos felinos, causando as famosas bolas de pelo nos gatos. Não devemos neglicenciar o pelo dos nossos gatos.

Pode ver aqui, O que são as bolas de pelo nos gatos?

Prevenir as bolas de pelo nos gatos

As bolas de pêlo pode ser uma condição séria e levar ao bloqueio intestinal do gato.

Se seguirmos os passos em cima para minimizar o excesso de pelo morto no nosso felino, já é meio caminho andado para o bem-estar do gato.

Temos que prestar mais atenção aos gatos de pelo longo, que precisam de ser escovados diariamente porque são mais propensos a ganhar bolas de pelo.


Basta cerca de 5 ou 10 minutos por dia ou a cada dois dias escovar os nossos felinos para evitar os problemas da queda de pêlo nos gatos. 


Os nossos gatos vão agradecer. 

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Como Minimizar a Queda de Pelo nos Gatos

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

Referências:
    healthypets.mercola.com


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.