Prevenir bolas de pelo nos gatos

Para prevenir  bolas de pelo nos gatos, um dos primeiros passos a dar é minimizar a queda do pelo nos gatos.

Se escovarmos o nosso gato regularmente, 3 vezes por semana durante 5 minutos já estamos a minimizar o risco das formação das bolas de pelo

Quanto mais pelos removermos com a escova, menos pelos acabam no sistema digestivo do nosso gato.

Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir as bolas de pelo nos gatos, que além de fácil e económica (bastam 5 minutos do nosso tempo por dia), os gatos vão adorar as festinhas extras.

Embora seja raro, existem gatos que não gostam da sensação da escova e é recomendado tentar encontrar uma que eles se adaptem melhor.

Com tanta variedade no mercado, tenho a certeza que não vai ser difícil.

Qual a melhor escova para os gatos?


Formas naturais de prevenir bolas de pelo nos gatos com uma alimentação rica em fibras naturais e Omega 3


Outra forma de prevenir  bolas de pelo nos gatos, é através de uma alimentação natural e rica em fibra e Omega 3 que ajuda  a “empurrar” os pelos ingeridos e a libertá-los naturalmente. 

Os suplementos de ômega-3 na dieta do gato ajudam a melhorar a pele e minimizam a queda do pelo, assim como também melhoram o sistema digestivo do gato para ajudar a se librarem das bolas de pelo.

Uma das maneira caseiras de ajudar os gatos a libertarem as bolas de pelo naturalmente é adicionar puré de abóbora na alimentação diária do gato ou Psílio Biológico em Pó como laxante natural. 

  •  Psílio Biológico em Pó 

O Psílio Biológico em Pó é feito a partir da casca do Psílico e é usado como laxante natural nos gatos para ajudar a prevenir as bolas de pelo. Uma vez ingerido, o psílico passa pelo intestino delgado do gato sem ser absorvido e quando chega ao intestino grosso absorve a água e forma uma substância gelatinosa que ajuda a amolecer as fezes secas do animal, estimulando as contrações intestinais de forma natural. A dose recomendada para gatos é de 1/2 a 1 colher de chá ou 1 cápsula de Psílio por dia (sem aroma), adicionada à comida húmida do gato. Procure sempre Psílio próprio para gatos.

Embora raro, alguns gatos podem sentir flatulência enquanto tomam Psílio ou ter uma reação alérgica.

Não dê Psílio ao gato se suspeitar de obstrução gastrointestinal ou prisão de ventre.

Nunca use o Psílio sem aconselhamento veterinário.

Temos que ter em conta, que existem várias causas de obstipação nos gatos que podem requerer intervenção médica e podem não estar relacionadas com as bolas de pelo.

Existem também snacks para prevenir as bolas de pelo nos gatos já com psílio que podem ser dados diariamente como um  miminho. 


Quais as opções para evitar as bolas de pelo nos gatos para quem usa ração normal?


Para quem usa ração seca como alimento para o gato, pode optar por uma ração rica em fibra, tal como o arroz integral e a beterraba para melhorar a digestão do animal tendo em conta que a maioria das rações secas não é rica em vitaminas e nutrientes para manter o pelo saudável e evitar a queda.

Mas mesmo assim se este for o caso, pode suplementar a dieta do gato com vitaminas próprias para manter o pelo saudável.

Não podemos também esquecer que no caso da ração seca o gato têm de beber muita água para compensar a alimentação desidratada. Os gatos desidratados ou que não bebam as quantidades necessárias de água por dia, são mais propensos a sofrer de bolas de pelo.

Como incentivar o gato a beber mais água?


Laxantes naturais sem óleos minerais e sem derivados do petróleo para prevenir bolas de pelo nos gatos


 A Hairball Gold à base de ervas naturais é uma das formulas sem óleos minerais derivados do petróleo aprovado por veterinários holísticos que uso com os meus gatos.

O Hairball Gold pode ser administrado como uma forma natural de prevenir as bolas de pelo principalmente para gatos de pelo longo.

Outros métodos para prevenir bolas de pelo nos gatos que uso são:

  • Bogavital com malte e Omega 3


  • GimCat com malte

  • Miamor creme de malte

Podem ver no vídeo a reação de alguns dos meus gatos ás Pastas de Malte.


Quais são os produtos que não devemos usar para prevenir as bolas de pelo nos gatos?


Os produtos que não devemos usar para prevenir bolas de pelo nos gatos são todos os que contêm derivados do petróleo tais como a  parafina (vaselina) e o óleo mineral. 

A médica veterinária Pam Johnson-Bennet menciona no seu livro Think Like a Cat: How to Raise a Well-Adjusted Cat--Not a Sour Puss menciona que todos os produtos que contenham vaselina ou óleo mineral não devem ser dados aos gatos, pois o óleo mineral ou vaselina são insolúveis e à medida que atravessa o sistema digestivo do gato, absorve as vitaminas lipossolúveis tais como a vitaminas A, D e K.

Existem também estudos médicos que falam em casos de pneumonia quando os gatos inalarem a vaselina.

Os óleos minerais e vaselina quando inalados, depositam-se nos pulmões e podem provocar doenças pulmonares tais como a pneumonia e por vezes até a morte.


Ja experimentou  germinar erva própria para prevenir as bolas de pelo nos gatos?


De forma a prevenir bolas de pelo nos gatos, existem kits com sementes próprias para germinar dentro de casa.

Esta é uma das formas mais naturais de fornecer fibra e nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema digestivo dos gatos.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Como Minimizar a Queda Do Pelo nos Gatos
  4.  ›
  5. O que São as Bolas de Pelo no Gato?
  6. Prevenir Bolas de Pelo nos gatos

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

Referências:
    healthypets.mercola.com
    Lipoid Pneumonia Due to Mineral Oil Aspiration

    Pam Johnon Bennett - “Think Like a Cat: How to Raise a Well-Adjusted Cat Not a Sour Puss” - September 27, 2011

    https://www.cathealth.com/grooming/skin-and-fur/2154-hairballs-in-cats


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.