Os gatos podem comer vegetais?

Nós, como donos de gatos, a maior preocupação é manter os nossos felinos o mais saudável possível e uma das melhores maneiras de o fazer é através de uma alimentação equilibrada e nutritiva.

A maioria de nós somos bombardeados com técnicas de marketing sobre qual a melhor alimentação para os nossos gatos, o que devemos dar e o que não devemos dar aos nossos gatos além da comida convencional e acabamos por nos perder no meio de tanta informação.

Muitos de nós não temos a certeza sobre o papel que os vegetais podem desempenhar na dieta de um gato e quais são os alimentos tóxicos para os nosso gatos.

Então, os gatos podem comer vegetais?

A resposta curta é "sim", embora haja algumas observações importantes.

Na maioria das vezes, é perfeitamente seguro dar aos gatos algumas cenouras cozidas ou brócolos, mas é essencial saber quais os vegetais certos a dar, pois é bom ter em atenção que o alho e a cebola podem ser tóxicos. Pode ver aqui a lista de alimentos tóxicos para os gatos.

É também importante realçar que os gatos nunca devem ser alimentados com uma dieta totalmente vegetariana ou vegana e devem obter a maior parte de sua nutrição de fontes à base de carne. No entanto, os vegetais podem fazer parte de uma dieta equilibrada para os gatos, assim como também ser uma excelente alternativa aos snacks comerciais mais calóricos. Como irei falar mais à frente, os vegetais podem também oferecer alguns benefícios à saúde dos gatos, desde que sejam consumidos em quantidades adequadas.


Os gatos precisam de comer vegetais?

A questão de alimentar gatos com vegetais é controversa, e a maior parte dessa controvérsia baseia-se em factos fundamentais.

Os gatos são classificados como carnívoros obrigatórios, em vez de onívoros como nós humanos. Isto significa que os gatos precisam de proteína animal para sobreviver e permanecerem saudáveis.

Ao contrário de nós, os gatos não precisam de frutas ou vegetais. Na verdade, toda a nutrição essencial para um gato pode ser obtida através de alimentos para gatos à base de carne de alta qualidade.

Para algumas pessoas, é uma caixa aberta e fechada - os gatos não precisam de vegetais, logo, acham que não devem alimentá-los com vegetais. Na verdade, os gatos sendo carnívoros obrigatórios não quer dizer que não possam comer vegetais.

A maioria dos vegetais contêm magnésio, potássio, fibras, vitaminas e antioxidantes, que podem ser úteis para a saúde dos gatos, principalmente gatos portadores de FIV ou FeLV pois pode ajudar a estimular o sistema imunológico, assim como a auxiliar a digestão.

Para saber mais acerca da melhor nutrição para gatos com FeLV, pode ver aqui.

Por outro lado, os gatos não têm as enzimas necessárias para decompor os vegetais em grandes quantidades e contém quantidades de hidratos de carbono dos quais os gatos não precisam, como nós humanos.

Na verdade, sobrecarregar os gatos com carboidratos é um dos principais factores do crescimento da obesidade felina. Portanto, embora os gatos possam comer carboidratos, é importante que lhes sejam dados com moderação.

Também é essencial destacar que os vegetais são um grupo alimentar diversificado e, embora possam fazer parte da dieta dos gatos, existem alguns vegetais que não são adequados para gatos. Isso geralmente ocorre porque eles contêm substâncias que são tóxicas ou prejudiciais aos gatos, como irei abordar com mais detalhes mais à frente.

Se tiver alguma dúvida sobre se um determinado vegetal é seguro ou não, evite alimentar o seu gato até ter aconselhamento profissional.

Apenas para relembrar - os gatos não precisam de vegetais, e são apenas um suplemento à dieta do seu gato.

Então quais os vegetais que os gatos podem comer?

É quase impossível criar uma lista abrangente de opções aceitáveis de vegetais que os gatos podem comer. Em vez disso, é mais fácil observar o que os vegetais podem oferecer ao seu gato e, então, identificar os vegetais que são seguros e benéficos de alguma forma.

Por exemplo, o brócolo é uma boa escolha, porque é seguro para os gatos, fácil de preparar e contém antioxidantes benéficos. Da mesma forma, as cenouras são uma boa fonte de vitaminas e minerais. Tecnicamente, podem ser dados ao gato cozidos ou crus, mas é preferível cozinhá-los primeiro porque as cenouras cruas podem apresentar um risco de asfixia.

Existem outros vegetais verdes seguros para o gato comer, incluindo ervilhas, feijão verde, pepino e alface. Destes, o feijão verde pode ser o mais benéfico de todos, porque serve como fonte de fibra e pode ajudar a regular o sistema digestivo do seu gato.

O espinafre também é recomendado para os gatos. Além de fornecer vitaminas e minerais, pode ter efeito antiinflamatório nos felinos. No entanto, o espinafre deve ser dado apenas em pequenas quantidades, pois contém oxalato de cálcio. Em pequenas doses, é inofensivo, mas em grandes quantidades, pode contribuir para problemas graves do sistema urinário do gato.

Embora seja considerado seguro oferecer certos tipos de vegetais aos gatos - desde que devidamente cozinhados - alguns devem ser totalmente evitados, seja porque são tóxicos ou porque os gatos têm dificuldade em digeri-los. Quer saber o que o seu gato não pode comer? Pode ver aqui

Como obter uma alimentação equilibrada para o gato?

Nesse momento, deve estar a questionar-se em como obter uma alimentação equilibrada para o seu gato de modo a evitar alimentá-lo em excesso com vegetais e ao mesmo tempo, como tentar garantir que o gato receba toda a nutrição precisa.

A primeira coisa a fazer é oferecer-lhe uma ração premium ou uma ração natural para gato. O primeiro ingrediente da lista deve ser carne, e a comida deve ser composta de, no máximo, 5% de carboidratos.

Alguns especialista em nutrição felina alegam que 90 por cento da ingestão diária de calorias recomendada para os felinos deve ser por meio de comida própria para gato de alta qualidade e não mais do que 10% proveniente de snacks, incluindo vegetais.

Mesmo que os vegetais sejam considerados extremamente saudáveis para nós humanos, exceder os 10% por cento da ingestão calórica diária do seu gato significa que corremos o risco de sobrecarregar os nossos felinos com carboidratos.

Por este motivo, é melhor adotar o lema "menos é mais".

Espero que estas reflexões tenham ajudado a clarificar melhor se os gatos podem comer vegetais e quais devem ser consumidos por eles.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os gatos podem comer abóbora?
  4.  ›
  5. Os gatos podem comer vegetais?
Referências:
    Toxicidade no espinafre - Oxalato de cálcio

    Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

    Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

    New! Comments

    Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.