Os gatos podem comer abóbora?

Estamos na época em que algumas árvores são especialmente vibrantes com uma combinação de vermelho e amarelo dourado.

À medida que as folhas caiem, o aroma e o sabor da abóbora enchem as nossas casas com mil e uma receitas deliciosas. Por vezes este cheirinho tão bom, desperta a curiosidade dos nossos gatos também.

Uma das questões que me chega frequentemente, principalmente nesta altura do ano é, se os gatos podem comer abóbora ou não. Para quem tem gatos mais atrevidos, já deve ter acontecido estar a preparar uma abóbora e chegar o gato e dar uma dentada.

Continue a ler este artigo para perceber os benefícios da abóbora para os gatos e mais para o fim, vou revelar algumas receitas divertidas de fazer, e deliciosas para o seu felino.

Então surge a questão: será que os gatos podem comer abóbora?

Sim, podem! Os gatos podem comer abóbora, e em alguns casos pode até ser benéfico para a sua saúde.

O Dr. Angelo Maggiolo, diretor médico da County Animal Clinic em Yonkers, Nova York, costuma recomendar a abóbora para os gatos como uma solução fácil e rápida para casos leves de prisão de ventre nos felinos. “A fibra presente na abóbora melhora os movimentos do cólon dos gatos, predispostos à prisão de ventre”.

Embora a abóbora seja uma boa fonte de vitaminas A e C, que ajudam a manter a visão e o sistema imunológico saudável, A Dra. Heather Meyers, veterinária no Carolina Pets Hospital em Wesley Chapel, Carolina do Norte, diz que não é necessário usar a abóbora como suplemento vitamínico para os gatos. “Os gatos geralmente não são deficientes nestas vitaminas se tiverem uma dieta bem equilibrada”.

Geralmente os gatos portadores da doença FeLV têm um sistema imunológico mais debilitado. Então porque não experimentar um bocadinho de abóbora cozida nos gatos portadores de leucemia felina?

Este artigo aqui, pode ajudar a descobrir qual é a melhor nutrição para gatos com FeLV (Leucemia felina). Poderão existir casos de gatos que não toleram a abóbora, por exemplo gatos com distúrbios digestivos ou SII. Se este for o caso do seu gato, antes de lhe oferecer abóbora, questione sempre o médico veterinário do seu felino.

A abóbora contém zinco, que pode ajudar a melhorar a pele e o pelo dos gatos. Acredita-se também que as Cucurbitacinas presentes na abóbora, contenham uma atividade positiva contra os parasitas intestinais. Embora eu tenha feito uma pesquisa avançada sobre este assunto, não encontrei nenhuma fonte cientifica que relatasse estes efeitos positivos ou se até é mesmo seguro para uso nos gatos. Talvez seja um tipo de medicina alternativa como podem ver aqui neste website.

A abóbora pode ajudar os gatos a perder peso?

A fibra encontrada na abóbora adiciona volume à dieta. Segundo a Dra. Heather Meyers, veterinária do Carolina Pets Hospital em Wesley Chapel, Carolina do Norte, a abóbora faz com que os gatos se sintam mais saciados. Isto é especialmente benéfico para gatos obesos. Adicionar abóbora nas refeições pode até ajudar a eliminar as bolas de pelo. Quer experimentar outra solução para as bolas de pelo? Pode ver aqui.

Quais os outros benefícios da abóbora na dieta do gato?

A abóbora também pode ser usada para parar a diarreia nos gatos, pois vai absorver o excesso de água nos intestinos e fazer as fezes mais firmes.

Qual a dose de abóbora que posso dar aos gatos?

Embora a abóbora seja um ótimo complemento para a dieta da maioria dos gatos, existe um limite, tudo tem uma medida.

Não existe dose certa, mas a quantidade recomendada para começar é 1 (uma) colher de chá para gatos adultos ou 1/2 (meia) colher de chá para gatinhos menores a cada refeição.

A quantidade pode ser aumentada em até 4 colheres de chá para gatos adultos maiores.

Um dos sinais de alerta que nos pode indicar que estamos a exagerar na dose de abóbora é se as fezes do gato ficarem cor de laranja, maiores do que o normal ou com uma consistência demasiado suave.Se este sintoma das fezes moles persistir, é melhor parar de dar a abóbora até as mesmas normalizarem.

Se o seu gato tem um problema de saúde é sempre melhor consultar um médico veterinário antes de começar a dar abóbora ao seu gato.

Qual a melhor maneira de servir a abóbora ao seu gato?

A abóbora deve ser fresca e cozida, sem casca nem sementes e sem temperos, de forma a criar um tipo de puré e depois ser misturada com o seu patê preferido.

Lembre-se de começar devagar (1/2 colher de chá purê de abóbora para gatinhos e 1 colher de chá para gatos adultos por refeição) e ajuste a quantidade conforme necessário.

Embora muitos alimentos humanos não sejam seguros para os nossos gatos, a abóbora cozida e pura sem condimentos é um suplemento seguro à dieta do seu felino.

Quer saber quais os vegetais que o seu gato pode comer? Pode ler aqui.

Gosta de cozinhar?

Gostaria de saber como fazer snacks caseiros e naturais para o seu gato?

Pode seguir aqui as receitas de snacks com abóbora para o seu gato. não se vai arrepender, pois além de ficar mais barato, será muito mais nutritivo e sem conservantes artificiais.

E, claro, os seus felinos vão adorar.

Eu cá em casa já fiz e ainda tive a sorte de ter a ajuda dos meus felinos, principalmente do Piuito que é o mais atrevido cá da casa.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os gatos podem comer abóbora?
Referências:
    Dr. Angelo Maggiolo, diretor médico da County Animal Clinic em Yonkers

    Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

    Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

    New! Comments

    Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.