Nutrição para gatos com FeLV
Leucemia Felina

Infelizmente, assim como em nós humanos, os gatos também podem ter cancro.Uma das perguntas que com que nos deparamos muitas vezes é que tipo de tratamento alternativo natural existe para os gatos com FeLV.

Existem pequenas mudanças alimentares que podem ajudar os nossos gatos a conseguir viver uma vida mais activa e livre de doenças.

Todos nós sabemos, que um dos maiores desafios de ter um gato portador de FeLV, são as recaídas dos nossos amiguinhos felinos que nos levam a ter que correr com eles para a clínica mais próxima para lhes tentar salvar a vida.

Medicação atrás de medicação, muitas vezes apenas para lhes aliviar o sofrimento no momento, pois na maioria das vezes não obtermos os resultados desejados. Neste caso, quando existe uma recaída é porque o corpo do gato já está muito debilitado por falta de nutrição  que se não for devidamente acompanhando, acaba por piorar ainda mais a doença.


Porquê que uma boa nutrição para gatos com FeLV é tão importante? 


Quem têm um gato portador de leucemia felina com uma recaída, sabe que o pior dos cenários por vezes é tentar fazer com que o gato coma nem que seja só uma colher de comida húmida e ficamos todos contentes quando eles começam a abrir o apetite. Pois, mas o maior desafio não é apenas esse, é o tipo de alimentação, se é nutritivo ou não para ajudar o gato com FeLV a combater a doença. A Leucemia Felina na maioria dos casos piora porque não sabemos que a nutrição para gatos com FeLV, independentemente da fase da doença deve ser alta em proteína de boa qualidade, deve ser suplementada com Nutracêuticos apropriados para o estado clínico do gato e os hidratados de carbono simples devem ser restringidos.

Quais os sintomas do FeLV nos gatos?

Segundo estudos médicos, para que o gato com FeLV recupere de uma recaída, precisa de um  equilíbrio entre as calorias, nutrientes essenciais e ingestão de líquidos para evitar uma alteração do seu metabolismo de forma a piorar ainda mais a sua doença.

Pode ver aqui alguns dos suplementos que tenho usado com os meus gatinhos portadores de FeLV e Fiv, com resultados positivos. 


Qual a melhor nutrição para gatos com FeLV?


  • Proteína

Um gato com leucemia felina precisa de quantidades de proteína diárias superiores a um gato adulto saudável. Os gatos com Felv devem comer o mais natural possível para conseguirem os antioxidantes, vitaminas e minerais mais próximos possíveis da mãe natureza mas todos nós sabemos que nem sempre é possível. No entanto, existem formulas naturais à base de ervas que prometem ter todos os componentes necessários para ajudar o gato com FeLV a defender-se das doenças oportunistas. Pode ver aqui NHV Felimm para gatos com FeLV, Fiv e PIF.

É importante relembrar que nem sempre uma dieta BARF ( Dieta Carne Crua) é o mais indicado para gatos com FeLV. Uma dieta de carne crua exige alguns cuidados. Pode ver aqui, Vantagens e Desvantagens da dieta BARF para gatos.

O melhor mesmo é tentar dar uma mistura de ração e patê  rica em proteína e sem cereais para ter a certeza que o gato recebe os líquidos necessário (apenas ração seca não é conveniente). Pode também complementar a dieta do gato com FeLV com outro tipo de extracto de ervas que ricos em vitaminas para ajudar a fortalecer o sistema imunitário dos gatos com FeLV. Pode comprar o NHV Felimm aqui.

  • Nutrientes antioxidantes para gatos com FeLV

Os antioxidantes têm um papel muito importante no que toca á nutrição para gatos com FeLV, mas antes de tudo, temos que perceber os que são os antioxidantes.

O oposto de antioxidante é a oxidação.  A oxidação (radicais livres) é um processo químico natural que ocorre dentro das células do corpo, mas quando a oxidação é em excesso, é porque existe um desequilíbrio e leva à acumulação destes radicais livres nas células (stress oxidativo). 

O excesso de oxidação também acontece, quando o corpo está sub-carregado de toxinas, muitas vezes resultante de uma alimentação pobre, stress, poluição, excesso de vacinas etc. 

Também lhe pode interessar:

- Ração Natural para Gato

-Vacinose nos gatos

-A importância de um sistema linfático livre de toxinas

Um gato portador de  FeLV têm dificuldade em equilibrar a oxidação natural das células, daí beneficiar dos antioxidantes.

Antioxidantes como vitamina A, C, E e minerais manganês e zinco são essenciais para manter a saúde e bem-estar do gato, independentemente se é portador de FeLV ou não.

O Açafrão ou a curcuma, possuem antioxidantes bastantes poderosos para ajudar a combater vários tipos de cancros. O que devemos ter em conta é que a maioria do açafrão ou curcuma que compramos nos supermercados não têm qualidade nutracêutica e estão carregados de metais pesados que na maioria das vezes quando ingeridos, ainda fazem mais mal que bem. 

Outra das questões é que não sabemos qual a dose ideal de açafrão para os nossos gatos e estudos indicam que o açafrão ingerido em excesso pode aumentar as hipóteses de hemorragias internas. Se quiser experimentar dar açafrão ao seu gato, primeiro recomendo a lerem o testemunho real de uma senhora que tinha um gato com linfoma nasal e que o conseguiu salvar graças ao açafrão. Podem ler o testemunho aqui.

Podem ver aqui algumas marcas que recomendo e que uso com os meus gatos.

1 - Multivitaminas de absorçao rapida

2 - Açafrao natural para gatos. Dr. Mercola

Os minerais com ação antioxidante e anti-cancro são o selénio e o zinco.


Outros Nutracêuticos importantes na nutrição dos gatos com FeLV


  • Omegas 3 

Estudos recentes indicam que os Omegas 3 extraídos a frio têm um poder anti-inflamatório e anti-tumor nos gatos portadores de FeLV. Os Omegas 3 devem também ser usados em animais saudáveis como prevenção de doenças. Geralmente o óleo de peixe (Omega 3) é rapidamente absorvido pelos gatos  e consegue-se obter resultado em apenas uma semana. Uma das marcas que eu confio para o meu gatos (aprovada por veterinários) é o PETOMEGA 3 FOR CATS. O NHV PetOmega 3 é uma excelente fonte de EPA e DHA. É feito de sardinha, anchova e óleo de fígado de bacalhau do Atlântico Norte.

  • Arginina

A arginina retarda o crescimento de tumores e metátese fortalecendo o sistema imunitário dos gatos portadores da FeLV. 

A arginina é encontrada na carne de peru, porco e grão de bico. A carne de porco não é das melhores carnes para os felinos.

  • Restrição dos hidrato de carbono simples. Nutrição para gatos com FeLV

O gato é um animal carnívoro por natureza que no seu estado selvagem apenas consome os hidrato de carbono que se encontram no estômago das suas presas. 

Vários estudos sugerem que se reduzirmos a quantidade de  hidrato de carbono simples na dieta de um gato portador de FeLV, conseguimos diminuir a multiplicação das células cancerígenas.As células cancerígenas obtém energia  principalmente da glicose, daí ser importante dar ao gato portador de FeLV ( o mesmo se aplica ao gatos saudáveis como dieta preventiva de doenças) uma dieta mais rica em proteína e lipidos saudáveis ( Omega 3 por exemplo) e pobre em hidrato de carbono simples.

Uma dieta pobre em hidrato de carbono simples, obriga as células cancerígenas a utilizar outras substancias para produzirem energia o que faz com que as células tumorais parem de se multiplicar.

Por fim, não poderia de deixar de partilhar uma história de sucesso de um gato no Brasil que recuperou das crise de FeLV com o uso de Nutracêticos, homeopatia e uma alimentação natural. Podem ver aqui.

Um gato nutrido consegue lutar contra as doenças oportunistas.

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2. FeLV nos Gatos. O que é a Leucemia Felina
  3.  ›
    1. Sintomas da FeLV nos gatos. Leucemia Felina
    2.  ›
    3. Nutrição Para Gatos Com FeLV

    Referências: