Mitos sobre os Gatos

Mitos sobre os gatos, é uma questão que se ouve muito frequentemente e que nos deixam com algumas dúvidas no que toca por vezes a tomar decisões no dia à dia. Os gatos sempre foram conhecidos por serem misteriosos e esquisitos, e é daí que surgem muitos mitos.

Infelizmente, nem todo mito é baseado em factos. 

Depois de ouvir tantos mitos sobre os gatos, decidi desmistificar alguns deles para ficarmos a perceber melhor os nossos amiguinhos felinos que tanto adoramos.


Infelizmente, nem todos os mitos sobre os gatos são baseados em factos


  • Gato Preto dá Azar. Facto ou mitos sobre os gatos?

O gato preto não dá azar. Este é um dos mitos sobre os gatos que assombra muitas culturas e que não é verdades.

Na verdade desde há séculos que os gatos pretos têm boa e má reputação.

No entanto, sabendo a verdade por trás das características dos gatos pretos, pode-se concluir que o nosso destino não depende ou não de nos cruzarmos com eles, por exemplo na na Inglaterra na época vitoriana, acreditava-se que, se uma noiva se cruzasse com um gato preto, isso traria prosperidade ao casamento.

Podem ver mais Mitos sobre os gatos pretos aqui.

  •  Todos os gatos são animais solitários. Facto ou mitos sobre os gatos?

Nem todos os gatos são animais solitários. A maioria dos gatos adora companhia e passam bastante tempo com seus pais humanos. Existem gatos que adoram seguir-nos para todo o lado.

Não é incomum para um gato seguir-nos e tentar “ajudar” com as nossas tarefas do dia a dia - desde escrever e-mails até ajudar na limpeza da casa.

  • Um gato a ronronar é sinal de um gato feliz. Facto ou mitos sobre os gatos?

Os gatos ronronam quando estão felizes, sim é verdade mas também quando estão ansiosos ou nervosos, durante viagens ao veterinário, por exemplo. Para intendermos melhor o ronronar dos nossos gatos, temos que estar atentos à linguagem corporal em diferentes situações para intendermos completamente o significado do ronronar. 

Se o seu gato ronrona quando viaja, pode ser sinal de stress. Pode ver aqui como aliviar o stress nos felinos de forma natural.

  • Não é possível ensinar os gatos. Facto ou mitos sobre os gatos?

MITO! Muitos dos gatos adoram ser ensinados e a receber a sua guloseima preferida em troca. Um dos meus gatos segue as bolas e trá-las na boca! …em troca das suas vitaminas preferidas.

Quer saber como treinar um gato de forma a facilitar o bem-estar do animal? Existem situações tais como levar o gato ao veterinário que se tornam difíceis para eles e para nós porque os gatos associam certos momentos  a algo negativo, tal como andar de carro, tomar a medicação etc. que pode causar Stress no nosso felino.

Estas são as situações que devemos treinar o gato, por exemplo, a associar a transportadora de viagem a um momento positivo, o que faz com que a próxima viagem ao veterinário seja mais fácil para ambas as partes. Se quiser treinar o seu gato, pode ver aqui algumas dicas.

  • É normal um gato vomitar muito devido às de bolas de pêlo. Facto ou mitos sobre os gatos?

Vomitar devido às bolas de pêlo pode acontecer ocasionalmente e não deve ser motivo de preocupação pois se esse for o caso, resolve-se facilmente com Pasta de Malte ou minimizando o excesso de queda de pêlo no gato.

Como  ajudar o gato a eliminar as bolas de pêlo.

Dicas para minimizar a queda de pêlo nos gatos.

Consulte um médico veterinário imediatamente se os vómitos no seu gato persistirem.

Descubra as opções para eliminar as bolas de pêlo nos nossos amiguinhos felinos.

  • Comer erva quer dizer que o gato está doente? Facto ou mitos sobre os gatos?

Acredita-se que comer erva faz parte  da dieta do gato. Geralmente os gatos de exterior estão habituados a consumir pequenas quantidades de erva que fica no estômago das suas presa.

Se achar que esse é o caso, e que o seu gato necessita de nutrientes, existem formulas próprias para gato que anseiam pelos nutrientes encontrados nas ervas  ou então pode sempre optar por comprar um kit de erva gateira para ter dentro de casa sempre à disposição do felino.

  • Os gatos não precisam de muito exercício. Facto ou mitos sobre os gatos?

Os gatos precisam de brincar e exercitar tanto como cães - ou como nós humanos, o exercício e a brincadeira mantém o gato saudável. Especialmente os gatos de interior precisam de brinquedos e casas de trepar que simulem as árvores no exterior.

Quem têm gatos de exterior sabe o quanto eles adoram subir e afiar as unhas nas árvores. Um gato activo, é um gato fisicamente e mentalmente saudável.

Pode ver aqui brinquedos para manter o seu gato activo e mentalmente saudável 

  •  Dar suplementos aos gatos é um extremamente difícil. Facto ou mitos sobre os gatos?

Não é verdade! Muitos suplementos vêm em pó, alguns são mastigáveis e bastante ​​saborosos. Por exemplo, alguns dos meus gatos adoram as vitaminas em gel, outros nem vê-las. Depende sempre de gato para gato e de suplemento para suplemento.

Pode também explorar aqui  vitaminas e suplementos já testadas e aprovadas pela meus felinos todos.

  • Os gatos não precisam de água e por regra até bebem pouca. Facto ou mitos sobre os gatos?

Os gatos precisam de água dependendo do tipo de alimentação do felino.

Os gatos selvagens e silvestres conseguem água suficiente apenas através das presas ingeridas mas um gato doméstico com uma dieta diferente dos seus ancestrais precisa de beber água, e nem sempre terá o instinto natural de beber água suficiente por sua vontade própria

Geralmente uma fonte de água automática ajuda a estimular os felinos a beber mais água.

Explore aqui as fontes de água automáticas ou opte por uma alimentação mais natural, pois a ração seca exige que os gatos bebam muita água para compensar a alimentação desidratada.

  • Mudar a ração é mau para a digestão dos nossos gatos. Facto ou mitos sobre os gatos?

Nós não gostamos de comer a mesma comida todos os dias pois não? Imaginem como seria durante anos comermos sempre a mesma coisa. Depois questionamo-nos porque é que os gatos já não “pegam” bem na ração como nas primeiras vezes..pudera! 

Seja a alimentação do seu gato, natural, BARF, ração seca ou patê, o importante é que seja nutricionalmente equilibrada e claro se puderem dar variedade de sabores melhor para eles, mas lembre-se que se quiser introduzir uma nova ração ao seu gato, terá que o fazer gradualmente para não causar irritação no estômago do felino.

Os meus gatos por exemplo, comem uma mistura de frango cru, frango cozido com cenouras, patês e ração seca e nunca tiveram qualquer problema de digestão. As rações que recomendo são as sem cereais ou Grain Free.

Podem ver aqui a história de um dos meus gatos resgatados que é intolerante à ração convencional. 

Dar sempre o mesmo tipo de ração aos nossos animais de estimação felinos é um mito sobre a alimentação dos gatos que têm que ser desmistificado. Antes de mudar a alimentação do seu felino, procure sempre saber a opinião do seu veterinário. 

  • As grávidas podem apanhar Toxoplasmose dos gatos. Facto ou mitos sobre os gatos?

Este para mim é um dos piores mitos sobre os gatos que posso ouvir.

A probabilidade de uma futura mãe apanhar Toxoplasmose de um gato, é menor do que se a grávida comer carne mal cozinhada ou jardinar sem luvas.

Quer saber mais sobre a Toxoplasmose na gravidez? Pode ver aqui

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Mitos Sobre os Gatos

Referências:
    catbehaviorassociates.com

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.