Decidir qual a melhor ração Premium para gato, por vezes é uma tarefa difícil, pois somos constantemente induzidos a comprar uma ração cara porque pensamos que é a melhor, mas na verdade, nem sempre está certo.
Uma ração cara não quer dizer que seja a mais nutritiva. Por regra, uma ração de qualidade, deve conter poucos ingredientes (sendo a carne de qualidade o primeiro ingredientes) e não deve conter subprodutos animais, cereais, nem corantes, nem aditivos artificiais.
Se tiver curiosidade, pode ler mais aqui sobre a ração Premium para gato.
A melhor ração Premium para gato, deve ser nutritiva e com carne de alta qualidade para que o gato mantenha a sua vitalidade de acordo com suas necessidades, atividade física e fase da vida.
O ideal para o gato se manter saudável, era dar-lhe uma alimentação o mais próximo possível dos seus ancestrais, mas infelizmente nem sempre é possível.
Se estiver preparado para começar a dar uma Dieta BARF, pode ler aqui as vantagens e desvantagens.
Os gatos não produzem certos aminoácidos naturalmente e precisam de os obter diariamente através dos alimentos ingeridos, principalmente através da carne de alta qualidade.
Uma deficiência de aminoácidos essenciais na alimentação do gato, pode levar o animal a ter problemas de saúde tais como: problemas cardíacos, sistema imunológico fraco, cegueira e outros problemas de saúde.
Um dos aminoácidos mais importantes para o bem-estar do gato é a taurina.
A taurina existe em pequenas quantidades nas plantas e não é suficiente para manter o felino saudável. Por outro lado, a taurina é abundante nas carnes escuras e peixe, mas uma vez que é cozinhada, desaparece quase por completo. A quantidade de taurina presente na alimentação do gato, depende de vários factores, tais como: a forma como foi cozinhada, se a água da cozedura também é adicionada, da marca da ração, etc.
Portanto a melhor ração Premium para gato, deve conter doses de taurina na lista de aditivos ou ingredientes de forma a garantir as necessidades mínimas diária do gato.
Quando pagamos por uma ração Premium, não nos deveríamos preocupar em suplementar a alimentação do gato com taurina.
De acordo com um estudo de 2002, publicado por uma das Universidades de Veterinária da Califórnia, (Davis School of Veterinary Medicine), a taurina era abundante na alimentação dos ancestrais dos felinos urbanos, mas como os tempos mudaram é preciso ter este facto em conta para não colocarmos a saúde dos gatos em risco ao escolhermos a alimentação errada.
"A taurina é abundante na dieta de um verdadeiro carnívoro tal como o gato. Os tecidos musculares das suas presas, contêm altas concentrações de taurina. No entanto, como a maioria dos felinos domésticos não consomem presas frescas, correm o risco de se tornar deficientes em taurina se estes não forem fornecidos na sua dieta diária”
Os sintomas da deficiência de taurina nos gatos não aparecem imediatamente e pode levar de alguns meses a alguns anos a revelar-se. Infelizmente, uma vez que o gato desenvolve sintomas, na maioria dos casos, o gato já sofreu danos significativos.
De acordo com alguns estudos científicos, recomenda-se que o gato ingira cerca de 400 mg de taurina por kg de peso corporal para gatos jovens, enquanto que para gatos adultos recomenda-se uma dose de 500 mg de taurina por kg de peso corporal. Outros estudos, sugerem que 75 a 100 mg de taurina por dia podem ser o suficiente para manter o felino saudável.
A melhor ração Premium para gato, deve conter taurina de forma a que os gatos recebam este aminoácido importante em cada refeição.
Não basta apenas que a ração contenha carne como primeiro ingrediente, pois além da proteína de alta qualidade proveniente da carne, a taurina é também bastante importante na alimentação diária do gato.
A taurina é na maioria das vezes destruída quando recebe calor no processo de fabricação da ração. Estima-se que cerca de 50% da Taurina é perdida através da cozedura.
Como nos dias de hoje, o estilo de vida dos gatos urbanos não é comparável com os seus ancestrais, (embora ainda mantenham muitas características fisiológicas e metabólicas em comum) para que o gato mantenha a sua vitalidade, devemos tentar alimentá-lo o mais saudável e natural possível dentro das nossas possibilidades.
Por exemplo, eu acredito numa alimentação variável com sabores e texturas diferentes e com o máximo de qualidade a nível nutricional.
Todos os gatos adoram sabores diferentes, e não devemos limitá-los sempre ao mesmo alimento de forma repetitiva dia após dia e muitas vezes ano após ano.
Os meus felinos, além da melhor ração Premium para gato, comem também patês, ração holítica e uma dieta BARF (três vezes por semana). Desta forma, eu garanto que eles recebem todos os nutrientes para a saúde e bem estar deles.
Para mim, baseada numa pesquisa intensiva, a melhor ração Premium para gato (Qualidade/Preço) são:
1 - Applaws
Contém carne de frango e salmão (80 %) de alta qualidade como ingredientes principais, que fornecem proteínas animais de fácil aceitação pelos gatos.
A Applaws não contém cereais, sendo também adequada para gatos sensíveis.
Por exemplo, a Applaws com frango e salmão contém pre-bióticos e polpa de beterraba, bem como ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, provenientes da adição de óleo de salmão.
As rações Applaws não contêm conservantes artificiais. Os antioxidantes que ajudam a conservar esta comida provêm do selénio e tocoferóis naturais, que contribuem para a saúde e vitalidade do gato.
Características gerais:
2. Ração Purizon
Segundo a marca Purizon, esta ração foi desenvolvida por especialista a pensar na dieta natural e carnívora do gato. Esta ração Premium sem cereais contém cerca de 70 % de carne e peixe, nomeadamente carne fresca de frango, criado em perfeitas condições e arenque fresco capturado no mar do Norte, bem como outros ingredientes altamente nutricionais.
Em vez de cereais ou arroz, a ração Purizon utiliza frutas e vegetais de qualidade, assim como também uma fina seleção de ervas não muito diferente da Applaws.
Características gerais:
Resultado: Acredito que existam outras marcas de ração Premium tão boas ou superiores as estas duas marcas, no entanto, decidi falar sobre a Applaws e a Purizon, porque são duas marcas que os meus gatos comem há imensos anos e que eu sei que pelo preço, vale a pena experimentar.
A ração Purizon é bastante apreciada pelos meus gatos e é ligeiramente mais barata que a Applaws.
A Purizon, contém um nível de taurina muito superior à maioria das rações Premium.
Se não quiser experimentar as duas rações, na minha opinião, a melhor ração Premium para gato é a Purizon, visto ser ligeiramente mais barata e com teores de carne de qualidade quase iguais à Applaws (sendo a Purizon carne fresca e não carne desidratada como no caso da Applaws). A diferença é que a Applaws contém 80% de carne desidratada e a Purizon contêm 70% de carne fresca.
Outro aspecto positivo da Purizon é o facto de conter açafrão da terra (curcuma) que é um antioxidante potente na alimentação dos felinos, principalmente para gato com leucemia felina (FeLV nos gatos).
A Purizon contém Psílio, como uma das fontes naturais de fibra para ajudar os gatos a librarem-se das bolas de pelo.
Espero que este artigo tenha ajudado a compreender melhor quais os ingredientes que devem e podem estar presentes numa ração Premium para gato.
Se quiser dar uma ração holistica ou natural ao seu gato, pode ver aqui.
https://www.vetmed.ucdavis.edu/sites/g/files/dgvnsk491/files/aal/pdfs/spitze.pdf
Aviso Legal: A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
"BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"
Se quiser ser o/a primeiro/a a saber de todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, não hesite em subscrever gratuitamente aqui já em baixo.
New! Comments
Quer deixar um comentário? Pode deixar aqui.