Qual a Melhor Ração Premium para Gato?

Decidir qual a melhor ração Premium para gato, por vezes é uma tarefa difícil, pois somos constantemente induzidos a comprar uma ração cara porque pensamos que é a melhor, mas na verdade, nem sempre está certo.

Uma ração cara não quer dizer que seja a mais nutritiva. Por regra, uma ração de qualidade, deve conter poucos ingredientes (sendo a carne de qualidade o primeiro ingredientes) e não deve conter subprodutos animais, cereais, nem corantes, nem aditivos artificiais.

Se tiver curiosidade, pode ler mais aqui sobre a ração Premium para gato.

A melhor ração Premium para gato, deve ser nutritiva e com carne de alta qualidade para que o gato mantenha a sua vitalidade de acordo com suas necessidades, atividade física e fase da vida.

O ideal para o gato se manter  saudável, era dar-lhe uma alimentação o mais próximo possível dos seus ancestrais, mas infelizmente nem sempre é possível. 

Se estiver preparado para começar a dar uma Dieta BARF, pode ler aqui as vantagens e desvantagens.

Os gatos não produzem certos aminoácidos naturalmente e precisam de os obter diariamente através dos alimentos ingeridos, principalmente através da carne de alta qualidade. 

Uma deficiência de aminoácidos essenciais na alimentação do gato, pode levar o animal a ter problemas de saúde tais como: problemas cardíacos, sistema imunológico fraco, cegueira e outros problemas de saúde. 

Um dos aminoácidos mais importantes para o bem-estar do gato é a taurina.

A taurina existe em pequenas quantidades nas plantas e não é suficiente para manter o felino saudável. Por outro lado, a taurina é abundante nas carnes escuras e peixe, mas uma vez que é cozinhada, desaparece quase por completo. A quantidade de taurina presente na alimentação do gato, depende de vários factores, tais como: a forma como foi cozinhada, se a água da cozedura também é adicionada, da marca da ração, etc. 

Portanto a melhor ração Premium para gato, deve conter doses de taurina na lista de aditivos ou ingredientes de forma a garantir as necessidades mínimas diária do gato.

Quando pagamos por uma ração Premium, não nos deveríamos preocupar em suplementar a alimentação do gato com taurina.

De acordo com um estudo de 2002, publicado por uma das Universidades de Veterinária da Califórnia, (Davis School of Veterinary Medicine), a taurina era abundante na alimentação dos ancestrais dos felinos urbanos, mas como os tempos mudaram é preciso ter este facto em conta para não colocarmos a saúde dos gatos em risco ao escolhermos a alimentação errada.

"A taurina é abundante na dieta de um verdadeiro carnívoro tal como o gato. Os tecidos musculares  das suas presas, contêm altas concentrações de taurina. No entanto, como a maioria dos felinos domésticos não consomem presas vivas, correm o risco de se tornar deficientes em taurina se estes não forem fornecidos na sua dieta diária”

Os sintomas da deficiência de taurina nos gatos não aparecem imediatamente e pode levar de alguns meses a alguns anos a revelar-se. Infelizmente, uma vez que o gato desenvolve sintomas, na maioria dos casos, o gato já sofreu danos significativos.

De acordo com alguns estudos científicos, recomenda-se que o gato ingira cerca de 400 mg de taurina por kg de peso corporal para gatos jovens, enquanto que para gatos adultos recomenda-se uma dose de 500 mg de taurina por kg de peso corporal. Outros estudos, sugerem que 75 a 100 mg de taurina por dia podem ser o suficiente para manter o felino saudável.

A  melhor ração Premium para gato, deve conter taurina de forma a que  os gatos recebam este aminoácido importante em cada refeição.

Não basta apenas que a ração contenha carne como primeiro ingrediente, pois além da proteína de alta qualidade proveniente da carne, a taurina é também bastante importante na alimentação diária do gato.

A taurina é na maioria das vezes destruída quando recebe calor no processo de fabricação da ração. Estima-se que cerca de 50% da Taurina é perdida através da cozedura.

Uma dieta caseira à base de carne cozinhada não contêm taurina suficiente e recomenda-se adicionar suplementos de taurina se este for o caso.

Suplementos de taurina para gatos.


 Então qual é a melhor ração Premium para gato?


Como nos dias de hoje, o estilo de vida dos gatos urbanos não é  comparável com os seus ancestrais, (embora ainda mantenham muitas características fisiológicas e metabólicas em comum) para que o gato mantenha a sua vitalidade, devemos tentar alimentá-lo o mais saudável e natural possível dentro das nossas possibilidades. 

Por exemplo, eu acredito numa alimentação variável com sabores e texturas diferentes e com o máximo de qualidade a nível nutricional.

Todos os gatos adoram sabores diferentes, e não devemos limitá-los sempre ao mesmo alimento de forma repetitiva dia após dia e muitas vezes ano após ano.

Os meus felinos, além da melhor ração Premium para gato, comem também patês, ração holítica e uma dieta BARF (três vezes por semana). Desta forma, eu garanto que eles recebem todos os nutrientes para a saúde e bem estar deles.

Para mim, baseada numa pesquisa intensiva, a melhor ração Premium para gato (Qualidade/Preço) são:

1 - Applaws 

Contém carne de frango e salmão (80 %) de alta qualidade como ingredientes principais, que fornecem proteínas animais de fácil aceitação pelos gatos.

A Applaws não contém cereais, sendo também adequada para gatos sensíveis. 

Por exemplo, a Applaws com frango e salmão contém pre-bióticos e polpa de beterraba, bem como ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, provenientes da adição de óleo de salmão.

As rações Applaws não contêm conservantes artificiais. Os antioxidantes que ajudam a conservar esta comida provêm do selénio e tocoferóis naturais, que contribuem para a saúde e vitalidade do gato.

Características gerais:

  • 80 % de carne desidratada: fonte de proteínas animais de  qualidade provenientes de carne desidratada
  • Com salmão rico em proteínas: fonte de ácidos gordos ómega 3 para uma pele saudável e um pelo brilhante
  • 20 % de vegetais e extratos naturais: fontes de substâncias fibrosas, vitaminas, fibras vegetais e minerais
  • Sem cereais: para uma melhor digestão.
  • Ingredientes da melhor qualidade: sem subprodutos animais nem aditivos artificiais
  • Óleo de salmão: excelente fonte de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, para uma pele saudável e um pelo brilhante
  • Extrato de levedura de cerveja: fonte de vitamina B para metabolizar os hidratos de carbono, as gorduras e as proteínas
  • Pre-bióticos: regulam a flora intestinal e aliviam o trato intestinal para uma melhor digestão
  • Taurina natural: para um coração e visão saudáveis
  • Yucca Schidigera: ajuda a reduzir o odor desagradável das fezes e da urina, e contribui para uma flora intestinal saudável
  • Extracto de alecrim: atua contra os radicais livres e contém inúmeras substâncias ativas que ajudam o sistema imunológico
  •     Taurina: 2000mg por quilo de ração

Resultados: A ração Applaws não é a melhor ração Premium para gatos quando comparando as suas características a nível nutricional com o preço por quilo.  A ração Applaws é uma ração boa, mas  comparando com outras marcas, o preço é mais elevado pela qualidade a nível nutricional que oferece.

Outras das características menos cativante, é o facto de conter carne desidratada em vez de carne fresca.

2. Ração Purizon

Segundo a marca Purizon, esta ração foi desenvolvida por especialista a pensar  na dieta natural e carnívora do gato. Esta ração Premium sem cereais contém cerca de 70 % de carne e peixe, nomeadamente carne fresca de frango, criado em perfeitas condições e arenque fresco capturado no mar do Norte, bem como outros ingredientes altamente nutricionais tais como óleo.

Em vez de cereais ou arroz, a ração Purizon utiliza frutas e vegetais de qualidade, assim como também uma fina seleção de ervas,

Características gerais:

  • 70 % de carne fresca e peixe fresco cuidadosamente selecionados
  • 30 % fruta, legumes e ervas aromáticas
  • 0% de cereais
  • Alto teor proteico (44%).
  • Alto teor em ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6 de alta qualidade
  • Preparação suave e cuidadosa
  • Sem aditivos artificiais, corantes e conservantes
  • Sem lactose nem glúten.
  • Taurina: 4000mg por quilo de ração.

Resultado: Acredito que existam outras marcas de ração Premium tão boas ou superiores as estas duas marcas, no entanto, decidi falar sobre a Applaws e a Purizon, porque são duas marcas que os meus gatos comem há imensos anos e que eu sei que pelo preço, vale a pena experimentar.  

A ração Purizon é bastante apreciada pelos meus gatos e é ligeiramente mais barata que a Applaws.

A Purizon, contém um nível de taurina muito superior à maioria das rações Premium.

Se não quiser experimentar as duas rações, na minha opinião, a melhor ração Premium para gato é a Purizon, visto ser ligeiramente mais barata e com teores de carne de qualidade quase iguais à Applaws (sendo a Purizon carne fresca e não carne desidratada como no caso da Applaws). A diferença é que a Applaws contém 80% de carne desidratada e a Purizon contêm 70% de carne fresca

Outro aspecto positivo da Purizon é o facto de conter açafrão da terra (curcuma) que é um antioxidante potente na alimentação dos felinos.

A Purizon contém Psílio, como uma das fontes naturais de fibra para ajudar os gatos  a librarem-se das bolas de pelo.


Espero que este artigo tenha ajudado a compreender melhor quais os ingredientes que devem e podem estar presentes numa ração Premium para gato.

Se quiser dar uma ração holistica ou natural ao seu gato, pode ver aqui.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Ração PREMIUM para Gato
  4. Qual a MELHOR Ração PREMIUM para Gato

Referências:
    feline-nutrition.org
    https://allnaturalpetcare.com

     https://www.vetmed.ucdavis.edu/sites/g/files/dgvnsk491/files/aal/pdfs/spitze.pdf


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.