Qual é a melhor caixa de areia para o nosso gato?


Sabia que uma caixa automática não é a melhor caixa de areia para o seu gato?


Hoje em dia existem muitas opções no que toca a decidir qual a melhor caixa de areia para os nossos gatos, pois somos constantemente bombardeados com publicidade de artigos novos e muito atractivos mas que quando compramos acabamos por ver que não têm muita utilidade ou que afinal o tamanho da caixa de areia não é o suficiente para o nosso gato se sentir confortável. 

Para nós humanos, quando pensamos na melhor caixa de areia para os nossos gatos, idealizamos uma caixa que faça o trabalho todo por nós, que seja uma caixa de areia fechada e automática e de preferência que fique longe das nossas vistas mas o problema é que existem desvantagens.

Vai adotar um gato pelo primeira vez? Não se preocupe, geralmente a maioria dos gatos sabe usar instintivamente a caixa de areia. Pode ver aqui. Como educar o gato a ir à areia.


 Então qual é a melhor caixa de areia para os gatos?


Porque cada gato é um caso diferente, por exemplo, se o gato for um animal calmo e seguro por natureza, existem muitos felinos que não se incomodam com  as caixas de areia fechadas ou automáticas. Neste caso, os principais factores que temos que ter em conta são o tamanho do gato e da caixa em si. O ideal é que o gato consiga dar a volta a ele mesmo. A caixa deve ter no mínimo 1,5 vezes o tamanho do nosso gato (desde o cabeça até à base da cauda)

  • Caixas de areia automática

Será esta a melhor caixa de areia para o nosso gato? Porque nem tudo são rosas, vamos ficar a saber as vantagens e desvantagens das caixas de areia automáticas.

As caixa de areia automáticas são as melhores caixas de areia se não nos quisermos preocupar com a limpeza diária do WC do gato.

Não podemos chamar a uma caixa automática, a melhor caixa de areia para o nosso gato visto que as desvantagens são muito mais que as vantagens.

O preço é bastante elevado, e se existirem mais que um gato na casa implica que tenhamos que comprar mais que uma caixa de areia automática, outro factor importante é não temos acesso às fezes do gato (convém estar atento se existe uma alteração pois pode indicar uma patologia).

Outro ponto negativos das caixas automáticas é que maioria dos gatos foge do barulho que a caixa faz ao limpar as necessidades do animal.

Existem também muitas mais questões importantes tais como:

E se o gato decide ir à areia na hora que o sensor da caixa automática detecta sujidade? O gato vai de certeza criar aversão á caixa de areia.

Se ainda achar que esta é a melhor caixa de areia para o gato, pode dar uma vista de olhos aos últimos modelos de caixas de areia automáticas aqui.

Porém, antes de gastar tanto dinheiro aconselho a dar uma vista de olhos aos 12 motivos pelo qual o gato deixa de usar a caixa de areia.

  • Caixa de areia fechada 

Aos nossos olhos, uma caixa fechada e a melhor caixa de areia para o nosso gato, pois confine os cheiros e evita que a areia se espalhe tanto pela casa. 

Embora tenha algumas vantagens, também existem alguns pontos negativos que precisamos de ponderar antes de comprar uma caixa automática. Como ja foi dito, o facto dos  cheiros ficam confinados dentro da caixa, e um factor positivos para nos humanos mas para o gato tem o efeito inverso e pode levar a uma aversão a caixa de areia

Esta também não e a melhor caixa de areia quando existem muitos gatos na casa eles podem  sentir-se ameaçados uma vez que estão dentro da caixa de areia e não existe fuga possível se o animal se sentir ameaçado por outro gato da casa.

Como não temos acesso  frequente à caixa de areia  acabamos por adiar a limpeza diária. Por vezes caí em esquecimento porque como se diz,- o que não é visto não é lembrado.

O bem estar do gato é muito importante e se desleixamos a parte da higiene diária da caixa de areia do gato, podemos estar a alimentar uma série de desequilíbrios a nível do comportamento do felino. 

Embora este tipo de caixas de areia sejam bastante confortáveis para nós humanos, segundo o médico veterinário português Gonçalo Pereira.(especialista em comportamento animal) uma caixa de areia fechada não é a melhor caixa de areia para o nosso gato.


Será esta a melhor caixa de areia para o gato? 


  • Caixa de areia aberta com peneira

Com tantas opções de escolha, não poderia deixar de existir mais um modelo revolucionário, uma caixa de areia normal e sem tampa onde se coloca a areia aglomerante. Mas será esta a melhor caixa de areia para o gato? Vamos ver. 

As vantagens da caixa de areia com peneira, são o conforto que proporcionam ao animal, pois não é uma caixa de areia fechada e barulhenta. Por regra é uma caixa de areia que se adapta a diferentes tamanhos o que permite o gato estar à vontade e dar a volta entre si mesmo para encontrar a posição mais confortável para ele. Com tantas vantagens, será que podemos chamar a uma caixa com peneira a melhor caixa de areia para o nosso gato? Para a caixa de areia com peneira funcionar, só se pode usar areia aglomerante e é aqui que poderá estar o problema

A areia aglomerante é  feita à base de bentonita, um material de origem natural que quando entra em contacto com líquido expande até 15 vezes o seu tamanho formando pequenos conglomerados fáceis de retirar com a peneira ou pá.

Embora seja uma areia de origem natural, não quer dizer que seja segura para os nossos gatos.

Quem usa ou já usou este tipo de areia aglomerante, já reparou que os gatos quando vão fazer chichi por vezes tocam lá com o pêlo e depois vão-se lamber.

O que poderá acontecer às pequenas partículas de areia aglomerante que o gato lambeu? Uma vez que a areia aglomerante expande até 15x quando entra em contacto com líquido poderá por em risco a saúde do nosso gato?

Existem já alguns estudos à volta da areia aglomerante feita com bentonita que podem ver aqui. Qual a melhor areia para o  gato.

  • Caixa de areia aberta com rebordo alto

Uma caixa de areia aberta continua a ser uma das melhores soluções como WC para o gato.

A caixa de areia aberta aos nossos olhos humanos, têm algumas desvantagens mas para o gato é mesmo a melhor caixa de areia. 

As desvantagens são mínimas se pensarmos no conforto que as caixas de areia abertas proporcionam ao gato. O problema para nós é a areia que fica espalhada pela casa mas hoje em dia, já existem algumas soluções fáceis para minimizar este problema.

Existem algumas caixas que têm um rebordo elevado que faz com que o gato ao escavar não atire a areia para fora.

Se o problema é a areia que vêm nas patinhas do gato, podemos optar por Pellets de papel reciclado que é ecológica e natural. (Ler sempre os ingredientes todos, pois por vezes dizem 100% natural na frente do saco mas por trás têm uma lista extensiva de ingredientes nocivos)

Com Pellets não têm que se preocupar com a areia agarrada às patas. Se quiser saber qual é a melhor areia para os gatos pode ver aqui. Qual é a melhor areia para os gatos?

Podemos concluir  que a melhor caixa de areia para os gatos, são as caixas de areia abertas com rebordo alto. As caixas de areia devem ser adquiridas a pensar no conforto do gato e não porque achamos que fica melhor na nossa casa, ou porque não queremos a casa suja, etc.

Existem sempre alternativas para melhorar o bem estar do gato, por vezes temos é que pensar como o nosso gato vê o mundo que o rodeia.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os 12 Motivos Pelo Qual o Gato Deixa de Usar a Caixa de Areia
  4.  ›
  5. Qual a Melhor Caixa de Areia para o Gato?

Referências:
    Does previous use affect litter box appeal in multi-cat households?
    Environmental Enrichment for Indoor Cats


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.