Qual a melhor areia para o gato?

Qual a melhor areia para os gatos é uma questão que nos deixa bastante confusos na hora de comprar devido a existir uma variedade muito grande disponível no mercado.

Existem muitos tipos de areia para o gato, desde areia aglomerante ou não aglomerante com ou sem perfume, mais absorvente ou menos absorvente, areia à base de sílica e até as areias biodegradáveis que também podem ser aglomerantes ou não. 


Será a areia aglomerante a melhor areia para o gato?


 Antes de comprarmos, temos que ter em conta que alguns gatos ganham aversão a certos tipos de areia e por vezes é preciso testar diferentes marcas  com diferentes texturas até encontrarmos a que mais se adapta ao nosso felino. Os 12 Motivos pelo qual o gato deixa de usar a caixa de areia.


Outro pormenor a ter em conta, é se a areia é biodegradável e de fontes sustentáveis, e que não criem um impacto negativo no meio ambiente. 

E claro, também uma areia que não faça pó, visto que a maioria das areias contêm ingredientes nocivos que quando são inalados por nós e pelos nossos gatos podem causar danos na saúde.


 Areia Aglomerante de Bentonita


Há primeira vista, a Areia Aglomerante de Bentonita parece sem dúvida ser a melhor areia para os gatos na nossa perspectiva humana porque nos oferece muitas vantagens.

  • Vantagens

Os grãos finos produzem muito pouco pó e não se agarram tanto às patas dos gatos. 

A maioria contém sílica e aroma de pó talco que neutralizam os odores de forma eficaz.

No que toca à absorção é 4x mais eficiente que a areia convencional para os gatos.

Forma aglomerados fáceis de limpar 

  • Desvantagens

Não é ecológica porque é  extraídas de minas o que leva à destruição do nosso eco sistema.

Contém argila de bentonita sódica que expande até 15 vezes o seu tamanho quando entra em contacto com  líquido. Se o gato ingerir Bentonita, vai expandir  dentro do sistema digestivo do felino. (Não existem estudos formais para podermos afirmar se faz mal ou não porque ainda não foi testado em gatos, ainda bem, senão iriam sacrificar algumas vidas desnecessárias) mas existem testemunhos de pessoas que já tiveram os seus gatos doentes por ingerirem pequenas quantidades de areia aglomerante com Bentonita. ( Podem ver nas referências em baixo)

Pode conter perfume de pó talco que pode causar alergias nos gatos e em nós humanos também. 

A maioria contém sílica que segundo a Preposição 65 da Califórnia, pode causar cancro.

Pode conter Terra Diatomácea que quando inalado pode causar problemas respiratórios e alérgicas. (Segundo o FDA é considerado seguro quando ingerido). No entanto foi feito um estudo onde forçaram  ratos a respirar terra Diatomácea durante uma hora por dia num prazo de um ano e houve um aumento no cancro dos pulmões dos ratos.

Algumas areias aglomerantes contêm  zeólitos azuis que pode causar Mesotelioma nos gatos ( tipo de cancro), embora não existam estudos formais acerca deste assunto, existe um testemunho real que podem nas referencias. 

 Baseado nalguns estudos, a areia aglomerante de Bentonita, não é a melhor areia para a saúde do gato.

Quer ficar a saber os preços da areia aglomerante de Bentonita? Pode ver aqui


 Areia Granulada não Aglomerante


Areia granulada não aglomerante é uma areia bastante mais económica feita à base de minerais de argila, sílica., zeólito, diatomita e sepiolito (a lista de ingredientes vária de marca para marca)

  • Vantagens

Areia granulada não aglomerante é bastante mais económica que todas as outras areias.

Geralmente os gatos adaptam-se bem a este tipo de areia desde que não contenha perfumes.

  • Desvantagens

Algumas marcas contêm zeólito que pode causar Mesotelioma nos gatos ( tipo de cancro), embora não existam estudos formais acerca deste assunto. Existem sim  testemunhos reais que podem ver nas referências.

Pode conter sílica que segundo a Preposição 65 da Califórnia, pode causar cancro. (Ver referencias) 

Outro senão da areia granulada não aglomerante é que não absorve tão bem como a areia aglomerante e precisa de ser substituída regularmente. É caso para dizer que o barato saí caro.

Por regra faz muito pó e não neutraliza bem os maus cheiros sendo também muito pouco absorvente.

Alguns estudos sugerem que a areia granulada , não é a melhor areia para a saúde do gato. Quer ficar a saber os preços da areia granulada? Pode ver aqui


Areia de Sílica 


Existem dois tipos de areia de sílica, que podem ser em cristais ou em pequenas bolas. As bolinhas não são muito admirada devido ao facto de espalharem pela casa muito facilmente. Em forma de cristais podem ser desconfortáveis para as patinhas dos nossos gatos.

  • Vantagens

areia de sílica absorve bem os maus cheiros da urina de gato.

  • Desvantagens

A maioria da areia de sílica para gatos contém cheiros cítricos que os gatos detestam. Pode levar o gato a criar aversão à caixa de areia.

O formatos dos cristais não são o tipo de areia mais confortável para as patinhas dos gatos.

Existe uma grande chance do gato comer alguns dos cristais. Os gatos bebés são mais propensos a comer o que não devem e pôde por em risco a saúde deles. (a sílica é um composto químico que pode provocar transtornos intestinais no gato).

Contêm sílica que segundo a Preposição 65 da Califórnia, pode causar cancro.

Alguns estudos sugerem que a areia de sílica , não é a melhor areia para a saúde do gato. Quer ficar a saber os preços da areia de sílica? Pode ver aqui.


Pellets Biodegradáveis de Origem Vegetal


Para quem se preocupa com o meio ambiente e o bem estar do gato existem soluções ecológicas não nocivas para a saúde. 

  • Vantagens

Areia biodegradável e ecológica feita à base de plantas que não causa alergia ao gato.

100% biodegradável e feita à base de raspas de madeira, trigo, cevada,  sabugo de milho, casca de amendoim, papel reciclado, palha ou outros materiais à base de plantas

Sendo um produto natural e biodegradável, pode ser descartado no composto sem provocar impacto no meio ambiente.

Pode ser aglomerante ou não aglomerante. Os Pellets de madeira geralmente não são aglomerantes. Se prefirir aglomerante pode sempre escolher os Pellets feitos com sabugo de milho. Pode ver aqui os preços.

  • Desvantagens

Alguns gatos não gostam da textura e o material começa a desfazer-se e transforma-se em serrim que por vezes vai agarrado às patas dos nossos gatos.

Se optar por este tipo de areia (Pellets) pode sempre colocar um tapete na entrada da caixa para minimizar que o serrim se espalhe. Quer saber qual é o melhor tapete para as caixa de areia dos gatos? Pode ver aqui


Então qual é a melhor areia para os gatos?


Os pellets biodegradáveis e naturais são sem dúvida a melhor areia para os gatos. A única desvantagem, poderá ser o gato não se adaptar imediatamente e estranhar a textura. Se esse for o caso, o melhor é fazer uma mistura de areia para gatos com pellets  e vai aumentando a quantidade de forma gradual, por exemplo a cada 2 dias, para o gato não sentir a diferença.

Para os meus gatos, uso cerca de 10L de Pellets Naturais e ecológicos (por animal) que dá para mais ou menos um mês. 

Alguns estudos sugerem que os Pellets biodegradáveis  são a melhor areia para a saúde do gato. Quer ficar a saber os preços dos Pellets? Pode ver aqui: Pellets Biodegradável e Aglomerante ou Pellets Biodegradável e  não Aglomerante 

Para mim os Pellets biodegradáveis não aglomerantes feitos à base de madeira, foram a melhor opção ecológica e natural que encontrei que não compromete a natureza, saúde e bem estar do gato. 


Não confundir os Pellets de aquecimento com os Pellets designados para animais


Não confundir com os Pellets para aquecimento que contém vernizes para acelerar a combustão. Os pellets têm que ser próprios para animais de estimação para descartar a possibilidade de conter ingredientes nocivos para a saúde do gato.

 Temos que ter em conta que nem sempre podemos confiar na palavra 100% Natural. Temos que ler sempre bem os ingredientes. Por vezes dizem 100% Natural pela frente mas não quer dizer que não contenha ingredientes nocivos, como por exemplo o ingrediente argila de Bentonita é um mineral extraído de rochas vulcânicas que contêm metais pesados ​​tóxicos tais como o alumínio e o chumbo. Embora seja um mineral natural, não quer dizer que não seja nocivo.

Ficou com duvidas qual será a melhor areia para  o meio ambiente e o bem estar do seu gato?

Porque não optar por uma solução amiga do ambiente e da saúde do gato? Pode ver aqui algumas Pellets recomendadas.

Se quiser aprender a fazer Pellets de papel reciclado, pode ver aqui.

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os 12 Motivos Pelo Qual o Gato Deixa de Usar a Caixa de Areia
  4.  ›
  5. Qual é a Melhor Caixa de Areia para o Gato?
  6.  ›
  7. Qual a Melhor Areia para o Gato?

Referências:
    Green Friendly cat Litter Options
    Best Natural Cat Litter

    https://en.wikipedia.org/wiki/1986_California_Proposition_65

    Diatomaceous Earth General Fact Sheet - http://npic.orst.edu/factsheets/degen.html#exposed

    Zeolite Kill Cruiser The Cat - https://oppositelock.kinja.com/did-zeolite-kill-cruiser-the-cat-1819036457

    Pros and Cons Crystal Cat Litter - https://www.vetinfo.com/pros-cons-crystal-cat-litter.html

    Surprising Dangers of Bentonite Clay - https://drchristianson.com/surprising-danger-about-bentonite-clay

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.