Melhor Anti-Pulgas para Gato
 Qual será o melhor Desparasitante externo convencional para gato

O melhor anti-pulgas para gato ou o melhor desparasitante externo contra pulgas e carraças nos gatos, deve ser eficaz, fácil de aplicar, acessível e sem colocar em risco a saúde do felino.

Os tratamentos anti-pulgas para gato existem em diferentes formas tais como líquido spot-on ou pipeta, comprimidos orais, champô, coleiras e sprays. Neste artigo, decidi falar apenas sobre o melhor anti-pulgas para gato convencional em forma de pipeta Spot-on. Se quiser saber mais sobre outros métodos para manter os gatos livres de parasitas externos, pode ver em baixo:

  • Qual o melhor SPRAY anti pulgas e carraças para gato
  • Qual o melhor CHAMPO anti-pulgas e carraças para gato
  • Qual a melhor COLEIRA anti-pulgas e carraças para gato
  • Qual o melhor desparasitante NATURAL para gato contra pulgas e carraças

As pipetas anti-parasitas para gato, são uma medicação líquida à base de insecticida que mata pulgas, carraças e ácaros nos felinos.

As pipetas desparasitantes, colocam-se na parte de trás do pescoço do felino entre as omoplatas de forma a que o animal não consiga lamber.

Geralmente este tipo de tratamento, protege durante 4 a 5 semanas contra parasitas externos.

Existem também comprimidos orais contra parasitas externos no gato, que  são de ação mais rápida que os desparasitantes Spot-On externos, pois o insecticida entra diretamente na corrente sanguínea do felino e mata as pulgas, carraças e ácaros em apenas uma hora após a administração  do tratamento. O problema é que não protege contra re-infestações provenientes dos ovos dos parasitas que nas condições perfeitas podem eclodir em menos de 15 dias.

A grande questão é, quais serão os efeitos negativos dos comprimidos  orais anti-pulgas? Uma vez que são insecticidas?

O melhor anti-pulgas para gato em forma de pipeta Spot-on que vou falar neste texto, resume-se a 2 opções diferentes e com apenas os ingredientes mais seguro e não tóxicos dentro da gama de desparasitante externo convencional para gato.

A minha lista, excluí qualquer tipo de anti-pulgas para gato que contenha: Tetraclorvinphos, Piretróides (etofenprox e flumetrina), Piretrinas e permetrina e Selamectina. 

Os seguintes produtos do qual eu vou falar,  foram testados nos meus gatos, sendo alguns felinos de rua (gatos silvestres que protejo).

Temos que ter em conta que o resultado  pode variar de felino para felino e se a sua casa está infestada de parasitas ou não. Se suspeita que a sua casa possa estar infestada de pulgas, primeiro desinfeste todas as mantas e locais onde o gato dorme. Desta forma vai garantir que o felino não fica infestado novamente e de que as pulgas não ganham resistência à substancia activa. 

Recomendo também a lerem o seguinte artigo:

O melhor anti-pulgas para gato foi escolhido com base no cheiro, facilidade de aplicação, a eficácia e com menos ingredientes tóxicos possíveis para o bem-estar do gato e para nós humanos também que vamos estar em contacto com o animal.

Baseada na minha experiência e testado nos meus gatos de interior, exterior e gatos de rua, os 2 melhores anti-pulgas para matar e prevenir parasitas externos nos gatos, tais como pulgas, carraças, piolhos e ácaros são: o Frontline Plus e o Sentry Fiproguard Plus.

1. Frontline Plus para gatos 

O Frontline começa a matar os parasitas externos no gato em menos de quatro horas e evita que as pulgas, carraças e piolhos voltem durante pelo menos um mês.

A eficácia depende de vários factores tais como,  se o gato têm acesso ao exterior ou não, se a os locais onde o gato dorme estão livres de parasitas ou infestados com ovos. Os gatos de interior conseguem um efeito mais prolongado a não ser que a casa esteja infestada. Recomenda-se sempre que desinfeste a casa ao mesmo tempo que desparasita o gato.

  • Vantagens: Ação rápida e fácil de usar
  • Incovenientes: Bastante caro e cheiro muito forte a insecticida

Porquê escolher o Frontline Plus como o melhor anti-pulgas para gato?


O Frontline Plus é o melhor anti-pulgas para gato, se desejar um tratamento rápido. Por exemplo, eu costumo usar este tipo de tratamento em gatos de rua devido à sua eficácia e rapidez a aliviar o animal na infestação de pulgas.

O Frontline Plus  começa a matar pulgas em cerca de quatro horas.  (bastam apenas 12 horas para as pulgas serem completamente eliminadas). Em comparação, a maioria dos outros medicamentos específicos para pulgas e carraças nos gatos, demoram cerca de 12 horas para começar a fazer efeito. 

  • Fácil de aplicar

O Frontline Plus destacou-se no meu teste pelo facto de  ter um aplicador melhor do que outros tratamentos spot-ons. o Frontline usa uma embalagem destacável uma tampa de encaixe, assim é muito menos provável que vaze ao cortar-mos a ponta.


Pontos a considerar no Frontline Plus para gatos


Infelizmente, o Frontline Plus é mais caro do que a maioria dos anti-pulgas para gato.  O Frontline Plus para gatos vale apena se desejarmos uma ação rápida contra os parasitas externos nos gatos.

No caso de termos um orçamento limitado, o Frontline não será de certeza a nossa primeira escolha como o melhor anti-pulgas para gato.

  • Têm um cheiro muito forte

A maioria dos tratamentos contra pulgas, carraças e ácaros para gato tem um leve cheiro químico  (insecticida), mas o cheiro do Frontline Plus é mais forte que a maioria dos outros tratamentos.

Se o cheiro forte for um aspecto negativo para si ou se o seu gato têm um  nariz super sensível, tente o Sentry Fiproguard Plus pois o cheiro é menos ofensivo do que o Frontline Plus.

2. Sentry Fiproguard Plus para gatos 

A diferença entre o Sentry Fiproguard e o Frontline para gatos não são nenhumas no que toca às duas substancias activas. As diferenças estão no preço e na facilidade de aplicação.

O  Sentry Fiproguard Plus começa a matar os parasitas externos no gato em cerca de 12 horas e evita que as pulgas, carraças e piolhos voltem durante pelo menos um mês. Dependendo se o gato têm acesso ao exterior ou não. Os gatos de interior conseguem um efeito mais prolongado a não ser que a casa esteja infestada. Recomenda-se sempre que desinfeste a casa ao mesmo tempo que desparasita o gato.


Porquê escolher o Sentry Fiproguard Plus como o melhor anti-pulgas para gato?


Se procura um tratamento tão eficaz como o Frontline mas que seja mais acessível, o Sentry Plus é o melhor anti-pulgas para gato.

O tratamento Sentry Fiproguard Plus é o menos caro no que toca a tratamento Spot-On ou pipeta. Existem lojas que vendem este produto por pouco mais de metade do preço  do Frontline Plus - Ambos tratamentos usam exatamente os mesmos ingredientes ativos.

A desvantagem é o processo de aplicação da pipeta no gato pois requer que usemos uma tesoura para cortar a ponta, e nem sempre corre bem pois se não temos cuidado, acabamos com mais de metade do líquido fora da pipeta.

  • Cheiro suave

Quando abri o tubo Sentry Fiproguard, o cheiro era muito menos intenso que o Frontline Plus e com um aroma cítrico.  Seja qual for o tratamento que opte, Frontline Plus ou Sentry Fiproguard Plus o cheiro vai acabar por desaparecer depois de um dia ou dois após a aplicação - mas para quem tiver um nariz mais sensível, o Sentry Fiproguard Plus é uma aposta mais segura


Pontos a considerar no Sentry Fiproguard Plus para gato


  • Aplicação mais difícil 

O único aspecto que não gostei  no Sentry Fiproguard Plus foi a abertura da pipeta Spot-On. Para abrir o tubo, temos que cortar o bico com uma tesoura - e se não tomarmos cuidado, pode vazar para o chão ou para as nossas mãos e tesoura. Não se trata de um problema grave se tivermos cuidado, mas temos que ter a certeza que lavamos a tesoura e as mãos depois de aplicar o produto.

  • Ação lenta

O tratamento para parasitas externos no gato Sentry Fiproguard Plus começa a matar as pulgas em cerca de 12 horas - o que é o normal para quase todos os desparasitante externos para gato com a exceção dos comprimidos orais que matam as pulgas em menos de uma hora.

Se acha que o seu gato precisa de um alívio imediato contra uma infestação de pulgas, começar com Sentry Fiproguard como o primeiro tratamento, pode não ser a melhor aposta.

Estes dois desparasitantes externo para gato ( Frontline Plus e Sentry Fiproguard), são de acção dupla, isto é, usam a substância Fipronil que elimina qualquer parasita no gato (pulgas, carraças, piolhos e ácaros) e a substância (S) -methoprene, que é um inibidor da reprodução dos parasitas, evitando que estes se  reproduzam e cresçam, evitando assim a re-infestação proveniente dos ovos e larvas que vão eclodir mais tarde.

Para que este tipo de desparasitante externo para gato em Spot-On ou pipeta seja eficaz, têm de ser aplicado uma vez por mês de forma a prevenir re-infestação.

Posso concluir que o melhor anti-pulgas para gato, é o Sentry Fiproguard Plus. Isto no caso de não ter um felino com uma infestação severa que requer uma ação rápida. Se precisa de um desparasitante externo para gato de ação rápida o Frontline Plus é a melhor solução se não se importar de pagar mais.

Outra das soluções para desparasitar o gato externamente contra pulgas, carraças e ácaros, são os comprimidos. Pode ver mais aqui sobre os comprimidos como forma de desparasitar os felinos.

  • Comprimidos anti-pulgas Capstar 

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2. Qual o DESPARASITANTE para Gato mais Eficaz?
  3. Desparasitante EXTERNO para gato. Quais os ingredientes tóxicos para os felinos?
  4. Qual o MELHOR Anti-Pulgas para Gato?

Referências:
    www.epa.gov/ingredients-used-pesticide-products
    https://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.