Os gatos não transmitem o Coronavírus (Covid19)
Última actualização: 15 de Abril 2020

Não há evidências científicas de que os gatos transmitem o Coronavírus aos humanos ou vice-versa.O Coronavírus "Felino" NÃO é igual ao COVID-19. Procure sempre meios de comunicação confiáveis ​​para obter as atualizações mais recentes sobre o COVID-19.

Como em qualquer grande crise de saúde, existem muitas informações erradas sobre os gatos e o novo Coronavírus (oficialmente chamado SARS-CoV-2; anteriormente chamado 2019-nCoV). Os gatos transmitem o Coronavírus? Os gatos podem apanhar o Coronavírus de nós humanos? Sao questões que nos fartamos de ouvir diariamente.NÃO, OS GATOS NÃO TRANSMITEM O CORONAVIRUS.

É muito improvável que os gatos possam contrair o vírus das pessoas ou servir como fonte dessa infecção. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, não há razão para pensar que os gatos transmitem o Coronavírus.

Até o momento, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças não recebeu nenhum relato de animais de estimação ou de outros animais que adoeceram com COVID-19. No momento, não existe evidência científica de que os gatos transmitem o Coronavírus.

A Organização Mundial de Saúde Animal acrescenta o seguinte: A propagação atual do COVID-19 é resultado da transmissão de humano para humano. Até o momento, não há evidências de que animais de companhia possam espalhar a doença. Portanto, não há justificativa para tomar medidas contra animais de companhia que possam comprometer o seu bem-estar. Portanto  podemos concluir que os gatos não transmitem o Coronavírus.

Qual é a diferença entre o COVID-19 e o Coronavírus "felino"?

Qual é a diferença entre o COVID-19 e o Coronavírus "felino"?

Embora cães e gatos pareçam não ser afetados pelo SARS-CoV-2, eles têm os seus próprios Coronavírus. Nem o Coronavírus canino nem o Coronavírus felino podem infectar os humanos.

Cães infectados com Coronavírus entérico CANINO (CECoV) geralmente desenvolvem diarreia. Os cachorros correm um risco maior, mas os cães de todas as idades geralmente recuperam sem grandes consequências.

Existe outro tipo de Coronavírus, o Coronavírus respiratório canino (CRCoV), que está associado a alguns casos de tosse do canil em cães. O Coronavírus felino (FCoV) também tende a causar diarreia leve principalmente em gatinhos. No entanto, em casos raros, o vírus pode adormecer no corpo do gato e sofrer mutação mais tarde como peritonite infecciosa felina (FIP), uma doença quase sempre fatal.

Agora que ficamos a perceber melhor quais os tipos de Coronavírus felinos e caninos que existem, será que ainda existem dúvidas de que os gatos não transmitem o Coronavírus (COVID-19)? Assim como não transmitem COVID-19 aos humanos, também não o apanham de nós.

O que podemos fazer numa situação destas de pandemia?

Todos nós estamos a viver um momento avassalador com surto do COVID-19 e ficamos preocupados não apenas connosco, mas também com os nossos animais de estimação. Aqui ficam algumas dicas para não cometermos o erro de descartarmos os nossos animais:

Mantenha-se informado.

O melhor que podemos fazer neste momento é mantermo-nos informados, monitorando as notícias de fontes confiáveis e verificar as informações atualizadas nas perguntas frequentes do OMD ANIMAL sobre o COVID-19 e Animais de estimação.

Ajude a impedir a propagação do COVID-19.

Como sempre, a boa higiene é uma das melhores defesas contra todos os tipos de agentes infecciosos. Lavar as mãos com água e sabão com frequência e durante pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar perto de pessoas doentes ou de manusear animais ou dejetos de animais. Se o seu animal tiver acesso à rua, passe um toalhete no animal quando ele regressa.

A OMD ANIMAL afirma que "é sempre uma boa ideia lavar as mãos depois de estar em contacto com os animais".

Se você ou o seu animal de estimação estiver doente, procure atenção médica ou veterinária apropriada e siga as recomendações de um médico quando se trata de vacinação e outras formas de cuidados preventivos.

Não existe fonte científica até à data que citem que os gatos transmitem o Coronavírus aos humanos, assim como os outros animais de estimação. Por favor partilhem para evitar o abandono de mais animais.NÃO, OS GATOS NÃO TRANSMITEM O CORONAVIRUS.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. OS GATOS NÃO TRANSMITEM O CORONAVIRUS
Referências:
    COVID19 and PETS
    World organization for animal Healt COVID19
    Journal of Virology

    Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

    Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

    New! Comments

    Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.