Gatos Pretos - Características e Superstições


Os gatos pretos, durante séculos foram vítimas de má reputação, hoje, felizmente, esta estigmatizarão diminuiu mas ainda continuam a haver pessoas que não gostam de  adotar gatos pretos porque dizem que não ficam bem nas fotos e que são demasiados escuros para as "selfies". 



Quem disse que os gatos pretos não ficam bem nas fotos? 


O que me resta dizer a estas pessoas é que de mim não adotam nem branco, nem amarelo nem gato preto. Qualquer pessoa protetora de animais que resgata, cuida e depois dá para adoção compreende-me muito bem. Quem gosta de gatos de verdade não se importa com a sua cor.



Os gatos pretos trazem azar ou carregam feitiços
A sério?


Os gatos pretos são animais com um caráter misterioso e uma personalidade muito especial.  

Um dos mitos sobre os gatos pretos mais comuns é que trazem azar ou que carregam feitiços. A sério? No século XXI e com tanta informação ainda se continua a acreditar nestas barbaridades?

O que é certo é que todos estes mitos são resultado da ignorância impregnada pela cultura, e como consequência os gatos pretos são menos propensos a serem adoptados e a na maioria das vezes chegam a ser vítimas de maus tratos devido ha ignorância humana.

Já viram o quanto especial os gatos pretos são? Isto de só aparecerem os olhos amarelos na foto, é uma das principais características dos gatos pretos.

Mais nenhum gato consegue este efeito tão lindo. Só mesmo as panteras, como eu lhes chamo.

Se já é dono de um gato preto ou está interessado em adotar um, não é preciso ser supersticioso.

Acredito que com o pequeno texto a seguir,vamos conseguir mudar a mentalidade negativa sobre um animal que têm a pouca sorte de nascer preto.



Lendas e crenças sobre os gatos pretos.


Durante séculos e perante algumas culturas, os gatos pretos tinham uma reputação negativa e as pessoas acreditavam que estes animais davam azar.

Na Idade Média, as mulheres que falassem ou que tivessem gatos pretos (e que não pregassem a religião) eram consideradas bruxas que depois de queimadas vivas as pessoas acreditavam que elas se transformavam em gatos pretos;

Quem estiver a ler isto está a pensar exatamente o mesmo que eu. Quem não fala com os seus gatos? Era caso para dizer, que nós amantes de gatos e gatos pretos éramos todas bruxas naquela época.

Este foi um dos principais motivos pelo qual, ver um felino negro se associou a uma pessoa bruxa, daí a superstição de que os gatos pretos trazem azar.

Esta lenda foi popularizada durante o período da caça às bruxas e desde então tem vindo a diminuir com o passar dos anos. No entanto ainda existem pessoas que acham que ver gatos pretos trará algum tipo de azar.

Felizmente, noutras épocas e culturas, os gatos pretos eram sagrados e considerados, por exemplo, representações da deusa egípcia.

Neste caso os gatos eram tão sagrados que era punível de morte matá-los.



No Egito, os gatos pretos eram sagrados e considerados representações da deusa egípcia

Ainda hoje na cultura escocesa, ter um gato preto em casa é considerado sorte.

Navegadores antigos, por exemplo, acreditavam que ter um gato a bordo do navio trazia sorte.

Na Inglaterra na época vitoriana, acreditava-se que, se uma noiva se cruzasse com um gato preto, isso traria prosperidade ao casamento.

Desde há séculos que os gatos pretos têm boa e má reputação. No entanto, sabendo a verdade por trás das características dos gatos pretos, pode-se concluir que o nosso destino não depende ou não de nos cruzarmos com eles e o que é certo é que para mim é sempre sinal de sorte cruzar-me com um gato preto.



Características dos gatos pretos


Uma das características dos gatos pretos é o seu pêlo brilhante e olhos com uma cor amarela e única que se destaca também devido ao seu pêlo escuro e lustroso.

Apesar das conotações negativas, a cor negra também está associada a: mistério, elegância, fidelidade, infinito e silêncio.

Além da superstição, os gatos pretos são um dos gatos com características mais carinhosas e brincalhonas.

Os gatos pretos  têm tendência para se afeiçoar aos seus donos rapidamente. Eles adoram dormir nos nossos pés e são uma excelente companhia no sofá. Por falar em dormir...acreditasse que sonhar com gatos pretos nem sempre é mau. Significado de sonhar com gatos pretos.

Os gatos pretos, como a maioria dos outros gatos, são muito intuitivos e desconfiados de pessoas estranhas e outros animais.

Outra das características dos gatos pretos é terem a tendência para serem tímidos quando são apresentados a pessoas estranhas, mas quando sentem que não há ameaça, eles geram o pandemónio com tanta macaquice.


Mesmo para quem ainda não ficou convencido depois ler este texto, lembrem-se; - Quando um gato preto se atravessa no nosso caminho, significa que eles vão na vida deles. Não se trata de superstições, bruxas ou azar

Para quem quiser ideias de nomes para gatos pretos, pode ver aqui a lista.

Se gostou deste artigo e quiser ver mais relacionados, pode ver aqui.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os Gatos Pretos

Referências:
    navalhistory.org/2018/04/13/cats-in-the-sea-services

    http://psychiclibrary.com/beyondBooks/superstition-room

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.