Porquê que o Gato não Bebe Água Suficiente?

Quer saber porquê que o gato não bebe água da taça e nos segue a correr para a casa de banho sempre que sente uma torneira aberta? Este cenário é muito comum entre nós amantes de gatos. 

Vamos tomar banho e assim que abrimos a porta do chuveiro lá estão os nossos gatinhos a miar e à espera para entrar e lamberem as gotas de água que restaram do nosso duche.

Porque será? pensamos nós.

Os gatos domésticos são todos descendentes do mesmo ancestral, o gato selvagem africano (Felis silvestris lybica), que foi domesticado na Palestina e  Mesopotâmia por volta de 6000 aC.

Nessa época, a única fonte de água disponível na selva que fosse livre de bactérias era a água natural das nascentes e rios. Os felinos selvagens que bebiam água corrente e limpa tinham uma vantagem sobre os que bebiam água parada (que geralmente era salobra e contaminada).

Os gatos que bebiam água corrente permaneciam saudáveis e passavam esse comportamento para a próxima geração. Este é um dos principais motivos pelo qual o gato não bebe água parada, ou na maioria dos casos, evita beber o que pode levar à desidratação crónica e problemas renais do felino.

Os gatos têm preferencia por água corrente porque ficou enraizada nos genes dos felinos como forma de sobreviver livre de doenças.

O veterinário James Herriot observou que “os gatos limitam-se muito à sua zona de conforto” por outras palavras, se a água não for do agrado do felino, o gato não vai beber água suficiente diariamente.

Nós humanos, quando pensamos no conforto dos nossos felinos, o que nos vêm há mente imediatamente são os acessórios tipo, camas para fofinhas para gato, guloseimas, ração da melhor, etc. e facilmente esquecemos uma tigela própria com água fresca e limpa sem cloro ou aditivos que os felinos detectam facilmente.

A hidratação é extremamente importante para a saúde geral do gato.

Já alguma vez nos questionamos acerca da quantidade de água que os felinos necessitam ingerir por dia? Como é que nos podemos certificar que o gato bebe suficientemente?

A quantidade diária de água que o gato necessita ingerir, depende de vários factores, tais como: o tamanho do seu gato, a época do ano, actividade física, e se a dieta do gato inclui apenas patês, ração seca, dieta BARF ou uma mistura destes.

Por exemplo, se o gato come apenas alimentos secos, eles precisará de muito mais água para permanecer hidratado. 

Normalmente, um gato precisa de  60ml a 120ml de água diariamente, para além da comida. A ração seca contém cerca de  10% de água, enquanto que os patês têm aproximadamente 80% de água. Então, obviamente, o gato que comer apenas ração seca, vai ter que beber muito mais água para compensar a falta de humidade.


Como posso saber se o gato não bebe água suficiente?


Existem alguns sinais que nos podem indicar que o gato está desidratado. 

Elasticidade da pele do gato

Um gato quando não bebe água suficiente, a pele na nuca não têm elasticidade. Para fazer o teste, basta puxar delicadamente a pele na base do pescoço do gato (na nuca) e se ao soltar, a pele não voltar ao sitio quase imediatamente, quer dizer que o gato está desidratado.

Geralmente quando vamos à clinica veterinária, os médicos costumam fazer este teste à nossa frente, se não for o caso, na próxima consulta pode perguntar ao veterinário como se faz.

Pelo baço, sem brilho e com caspa

Este é um dos principais sinais de desidratação nos gatos, podendo no entanto ser sinal de outras patologia também. Em caso de dúvida, pergunte sempre ao veterinário.

Urinar poucas vezes

Mais um sinal de alerta de desidratação no gato. Um gato que bebe pouco para compensar o tipo de alimentação e actividade física, vai se refletir num volume da urina diminuído.

Um gato hidratado e saudável deve urinar 2 a 3 vezes por dia (volume normal de urina que podemos facilmente ver na areia aglomerada ao formarem-se bolas de chichi).   

Os problemas secundários resultantes da desidratação nos gatos é grave, e se for o caso, leve-o imediatamente ao veterinário.


Quais são as consequências se o gato não bebe água suficiente?


Se o gato não bebe água suficiente, mais cedo ou mais tarde vai desenvolver distúrbios do tracto urinário causada por cristais ou cálculos  (oxalato de cálcio e estruvita)  que se formam na urina  (cistite, inflamação da bexiga e da uretra) Isto quer dizer que se a urina do gato estiver muito concentrada por falta de ingestão de água, fica estagnada na bexiga por muito tempo, o que vai facilitar a formação dos cálculos e cristais.

Em casos graves quando o gato não bebe água suficiente, um cálculo pode obstruir completamente a uretra, o que significa que a urina nem os resíduos tóxicos podem ser eliminados e acabam por se acumular nos rins levando a um bloqueio fatal para o gato.


             Também lhe pode interessar:

  •         Infecção urinária nos gatos. Como prevenir
  •         Alimentação para gatos com infecção urinária. Como tratar

Se acha que o seu gato não bebe água suficiente, deve incentivá-lo a beber mais, pois desta forma está a nutrir um gato saudável e livre de desenvolver distúrbios do tracto urinário no futuro.

Se virmos a lógica, um gato que beba bastante água, leva a um aumento do volume da urina excretado. Quanto mais vezes o gato esvaziar a bexiga, menos concentrados ficam os minerais responsáveis pela formação de cálculos urinários.

Sabiam que um gato que tenha acesso a água corrente bebe muito mais que um felino que apenas tenha acesso a água parada?

Se quiser saber dicas para incentivar o gato a beber mais água, pode ver aqui.

Por fim, é importante alertar os donos de gatos que comam apenas ração seca, que devem incentivar o felino a beber água suficiente para compensar a comida desidratada.

Já fizeram o teste de colocar 100gramas de ração seca dentro de um copo de água para ver a quantidade de humidade que absorve? Experimentem e se quiserem, deixem os vossos testemunhos.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Porquê que o Gato não Bebe Água

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
Referências:
    https://pets.webmd.com/cats
    www.preventivevet.com/cats

    Evaluation of trends in urolithiasis composition in cats; 5,230 cases (1985-2004). Cannon AB, Westropp JL, Ruby AL, Cass PH. JAVMA 231:570-576, 2007

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.