Qual a melhor fonte automática para gato? 

Será que os nossos gatos bebem água suficiente? Como raramente vemos os nossos gatos a beber água , existe uma grande hipótese de não sabermos ao certo se os nossos felinos estão devidamente hidratados ou não.

A maioria dos gatos são animais de hábitos e com caprichos muito peculiares devido ao seu instinto natural. Os ancestrais dos gatos domésticos, obtinham quase toda a água apenas das suas presas ingeridas ou das nascentes de água fresca. Os gatos domésticos evitam beber água parada porque é contra os seus instintos naturais

Os gatos modernos, alimentados com uma dieta seca não apropriada, estão mais propensos à desidratação uma vez que têm que beber grandes quantidades de água para compensar a falta de humidade na sua alimentação. 

Para incentivar o gato a beber mais água, a melhor forma de o fazer, é oferecer-lhe uma fonte automática que imita a forma natural da água a correr na natureza. Uma água sempre fresca e oxigenada vai incentivar os felinos a beberem muito mais.

Um gato hidratado é um animal saudável e livre de doenças do tracto urinário.


Se quiser, pode ver aqui - Porquê que o gato não bebe água

                                     - Formas de incentivar o gato a beber água


Quais os factores a ter em conta ao comprar uma fonte automática para gato?


Se quiser comprar uma fonte automática para gato, existem vários factores a ter em conta tais como:

1. Bebedouro de Plástico

O plástico quase sempre têm um cheiro forte activo que afasta o gato das taças. Existem também outros problemas associados ao uso de uma fonte automática para gatos feita de plástico, tais como os ingredientes tóxicos usados na produção do plástico que mais cedo ou mais tarde, podem causar patologia nos felinos.

Uma fonte automática para gatos feita de plástico, devido ao tipo de material, reune as condições perfeitas para a propagação de bactérias que podem causar o acne felino nos gatos.

Embora não tenha encontrado nenhuma evidência científica de que o plástico causa acne nos gatos, existem sim testemunhos de donos de gatos que mudaram para taças de porcelana e o acne felino desapareceu. O que é certo é que a maioria dos veterinários não aconselham usarmos utensílios de plástico com os nossos felinos.

2. Bebedouro de Inox 

As fonte automática para gato de aço inoxidável não libertam substâncias químicas nocivas como o plástico.

Uma fonte automática para gato feita de inox, se for devidamente lavada (de forma suave sem danificar o material), evita que as bactérias se acumulem nas pequenas fissuras.

No entanto, embora raro, existem relatos de animais de estimação alérgicos ao aço inoxidável, pois pode conter vestígios de níquel.

Se puder, evite comprar uma fonte automática em aço inoxidável.

3. Filtros para bebedouros automáticos 

As fontes automáticas para gato requerem manutenção no que toca aos filtros.

A maioria dos filtros têm que ser mudado de 3 em 3 semanas. (3 filtros custam á volta de 10 euros).

É importante fazer as contas antes de comprar uma fonte automática para gatos, o bebedouro até pode parecer em conta, mas se tivermos que comprar os filtros 6 vezes por ano vai-nos sair bem mais caro que comprar uma fonte automática que não precise de filtros. 


Usar filtros ou não usar filtros nas fontes automáticas para gato?


A água a circular constantemente numa fonte automática, torna-se rica em oxigénio o que dificulta o desenvolvimento das bactérias. Qual o trabalho dos filtros aqui? Pouco ou nenhum, a não ser que queira-mos filtrar alguns minerais presentes na água. Se dermos ao nosso gato água com qualidade para consumo humano, não é necessário usar filtros nas fontes automáticas para animais de estimação. 

Um estudo feito pela revista Alemã Ökotest, diz que os filtros de carvão ativado disponíveis comercialmente podem ser propensos à acumulação de germes

Dito isto, a opção de comprar uma fonte automática para gatos que use filtros, fica à escolha de cada um, visto não ser realmente necessário para manter a qualidade da água.

4. Consumo energético do bebedouro automático

Por regra uma fonte automática para gato, consome cerca de 2 watts por hora o que dá à volta de 1.45kwatts de consumo mensal, no caso de ficar ligado 24 horas durante 30 dias (cerca de 30 cêntimos a mais na conta da luz por mês).

5. Segurança

As fontes automáticas para gato devem ser certificadas pelas normas da VDE (Associação de Tecnologias de Energia Elétrica, Eletrónica e de Informação). Deve-se proteger o cabo de alimentação para evitar que o gato roa o fio.


Então qual é a melhor fonte automática para gato?


O bebedouro "Lucky-Kitty" para gatos é provavelmente o primeiro bebedouro de cerâmica para gatos que mais me chamou à atenção pelo facto de ser feito de cerâmica de alta qualidade e por oferecer várias posições para os gatos beberem. O design é redondo e evita a acumulação de bactérias nas arestas.

A fonte automática "Lucky-Kitty" para gatos é  praticamente silenciosa, segura para os gatos, segura contra derramamentos de água, extremamente estável, fácil e rápida de limpar e muito económica a nível energético, pois consume apenas 2 watts por hora

Outra das vantagens da fonte automática "Lucky-Kitty" é o facto de não precisar de mudar os filtros de 3 em 3 semanas. Portanto o bebedouro automático "Lucky-Kitty" embora pareça mais caro que a maioria dos bebedouros de plástico, não é mais caro porque não necessita de filtros.

Se optarmos por uma fonte automática para gatos que necessite de filtros, temos que ter em conta que rondam os 60 euros por ano. Por exemplo se durante um ano compramos 6 vezes os filtros de carvão para um bebedouro convencional, o total do preço só dos filtros dá para comprar uma fonte automática "Lucky-Kitty" feita em cerâmica.

Como  o bebedouro  "Lucky-Kitty" não está disponível em alguns países fora da união europeia, existe no Amazon, duas fontes automáticas para gatos  com características muitos parecidas a esta, a IPETTIE e a AVALON.

Para finalizar, espero que este artigo tenha ajudado a clarificar alguns pontos importantes na hora de decidir qual a melhor fonte automática para gatos.

Um bebedouro automático para gato, vai estimular o felino a beber mais.

Desta forma estamos a proporcionar a saúde e bem-estar do gato a longo prazo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Porquê que o Gato não Bebe Água
  4. Como INCENTIVAR o Gato a Beber mais Água
  5. Qual a melhor FONTE AUTOMÁTICA para Gato?

Referências:
    www.realnatural.org
    blog.petmeds.com/1800petmeds/what-is-the-best-material-for-pet-food-bowls

    https://drfoxmag.com/what-kind-of-bowl-should-you-use-for-your-cat/

    https://www.lucky-kitty.com

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.