Família de Acolhimento Temporário - FAT de um gato

Por muito boa que seja uma associação de proteção animal ou por muito bons que sejam os seus serviços, não podemos comparar a qualidade de vida de um gato numa dessas associações ou num gatil àquela que ele poderá ter num ambiente familiar, onde os humanos que a constituem gostam de acolher seres desprotegidos e vulneráveis, onde lhes dão amor, proteção, boa comida e conforto.

A maioria dos gatos domésticos adoram a nossa companhia, e em geral,até mesmo a presença de outras espécies de animais de estimação são bastante admiradas pelos nossos queridos felinos.

Ser Família de Acolhimento Temporário – FAT – é ideal para quem não se pode comprometer com a responsabilidade de adotar um gato por tempo indefinido, isto é, até ao fim da sua vida.

Ser FAT é não ter compromisso com a adoção, mas sim é ter a responsabilidade de dar todo o conforto e amor ao felino de forma temporária até as associações de proteção animal encontrarem um lar compatível e definitivo...ou quem sabe se não nos acabamos por apaixonar pelo animal e acaba por ficar na família.  Quer adotar um gato? Pode ler aqui - As 7 coisas que precisa de saber antes de adotar um gato.

Provavelmente maioria de nós já foi família de acolhimento temporário - FAT sem dar por isso.

Já alguma vez lhe aconteceu chegar-lhe à porta, de alguma forma, um animal perdido quase como que “sabendo” que ali havia um coração que não iria virar a cara para o lado, ignorá-lo e desistir dele?

Muitas vezes esses são os gatos cujos donos se mudaram para outra casa e simplesmente os abandonaram. Os gatos, veem-se totalmente perdidos sem entenderem por que motivo a sua caminha, o lar onde tinham todo o conforto desapareceram de um momento para o outro e sem aviso.

Infelizmente, são também muitas vezes bebés nascidos de gatas-mãe abandonadas em terrenos baldios, lixeiras etc. quando já estão na última fase de gestação.

Muitas pessoas insensíveis levam-nas para longe e deixam essas gatas grávidas abandonadas e entregues à sua própria sorte, quantas vezes sem qualquer experiência de viverem no exterior naqueles momentos em que mais precisam de ajuda, de apoio e de conforto.

Muitos humanos sim, fazem isto friamente. Fazem-no com o intuito de se descartarem da sua responsabilidade. Fazem-no por cobardia, por egoísmo, por falta de humanidade, por insensibilidade ou até por manifesta ignorância.

Estes são os gatinhos perdidos, esquecidos e sem resposta por parte das forças protetoras das associações de proteção animal.

Quantas vezes ouvimos pessoas confrontadas com gatos de rua a dizerem para si mesmas: "O problema não é meu", "A responsabilidade não é minha", "É tão triste, mas não há nada que eu possa fazer" e comentários semelhantes?


Felizmente, há sempre algo que todos nós podemos fazer sem nos comprometermos para a vida toda.

Sim, podemos ser uma família de acolhimento temporário – FAT.

Podemos optar por não fecharmos os olhos a gatinhos abandonados que vamos vendo a deambular pela rua com fome, com parasitas, com doenças que se não forem tratadas acabarão, depois de muito sofrimento, por os matar.

Podemos também fazer um esforço e tentar esterilizar as gatas. Isto poderá evitar haver tantos animais abandonados. Pode ver aqui - Qual a importância de esterilizar as gatas.

Quer partir para a ação e começar a fazer a diferença no mundo? Seja uma família de acolhimento temporário - FAT

Quer partir para a ação e começar a fazer a diferença no mundo? Pode ficar aqui a conhecer algumas associações de proteção animal em Portugal que têm animais para serem acolhidos na modalidade de FAT.

Ser Família de acolhimento temporário pode ser exigente, mas é sempre extremamente recompensador!

Os pais adotivos levam os gatos para as suas casas, em nome das associações de proteção animal, e comprometem-se a cuidar deles como se fossem membros da própria família. Estes animais de estimação poderão ficar nesta família até que possam ser adotados por uma nova família, compatível e responsável.

Enquanto isso, além de acolher o gato, a experiência pode ser muito enriquecedora e terapêutica, pois passa também por o alimentar, limpar, cuidar e brincar com os felinos de forma a proporcionar-lhes todo o conforto de forma a ajudar os animais a ultrapassarem alguns dos traumas provenientes da vida na rua.

Ser família de acolhimento temporário –FAT – é desafiador, divertido e gratificante.

Às vezes, porém, isto pode apresentar alguma preocupação adicional para as famílias de acolhimento temporário, principalmente quando alguns animais resgatados têm traumas por estarem stressados ou assustados ou mesmo doentes, requerendo um esforço adicional.

Um gato assustado ou maltratado pode exigir algum tempo de atenção extra, assim como uma adaptação no seu comportamento para ficarem prontos para adoção.

Pergunte-se a si mesmo/a o que poderá ser mais gratificante do que salvar uma vida e ao mesmo tempo ver o gato a recuperar psicologicamente e fisicamente?

Para mim, são estes momentos desafiadores de ver o animal feliz e sem fome que me alimentam a alma. Já dizia Charlie Chaplin "Quem alimenta um animal faminto, alimenta a própria alma" isto é, conforta-nos o coração.

Ser família de acolhimento temporário –FAT – é desafiador, divertido e gratificante.

Se você ama animais, ama gatos e ama a vida em geral, tem algum espaço e tempo para abrir o coração a um animal que precisa de ajuda, vai ver que não se vai arrepender e achará imensamente recompensador. A recompensa virá apenas nas horas de diversão que terá com o gatinho, mas também na satisfação e alento de estar a ajudar a salvar uma vida inocente que lhe poderá trazer imensa alegria.

Tem uma história para contar sobre um resgate de um gato? Por favor partilhe nos comentários abaixo. Com certeza que todos nós gostaríamos de ouvir a sua história.

Faz parte de uma associação de proteção animal e gostaria de partilhar a sua história? Partilhe-a nos comentários também.

Em nome de todos os patudinhos, muito obrigada!

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. 7 coisas que precisa de saber antes de adotar um gato
  4.  ›
  5. Ser Família de Acolhimento Temporário – Fat de um gato

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.