O seu gato não usa a caixa de areia?


Os 12 Motivos Pelo Qual o Gato Deixa de Usar a Caixa de Areia?


Eu sei o quão frustrante é quando os nossos gatos deixam de usar a caixa de areia, e começam a fazer as fezes pela casa. Por vezes é um dos principais motivos pelo qual os donos inexperientes os largam no abrigo mais próximo ou acabam mesmo por os abandonar.

O que não sabemos é que os gatos têm sempre os seus motivos para começarem a ser ´porcos´, expressão que se ouve muito - “o meu gato é porco e não faz na caixa da areia. Gastei tanto dinheiro na caixa de areia e agora ele não a usa”. 

Os gatos deixam de usar a caixa de areia por vários motivos. Não porque são porcos mas sim porque não olhamos para as caixas de areia como sendo para o gato se sentir confortável, mas sim porque gostamos do estilo da caixa de areia e porque a colocamos no local que achamos mais bonito. Este é um dos primeiros erros que cometemos.

É muito importante descobrir a raiz do problema pelo qual o gato evita usar a caixa de areia  para diminuir possíveis consequências negativas com os nossos queridos felinos. 

Enquanto que algumas das razões para a aversão às caixas de areia podem ser mais complexas, na maioria das vezes são apenas pequenos erros cometidos por nós humanos.

Se não temos grande experiência ou vamos adotar um gato pela primeira vez, temos tendência para cometer erros que não nos parecem importantes no momento de escolher a caixa de areia certa, mas acredite que estes erros na decisão certa podem ter um peso muito grande sobre a maneira como o gato vê a sua casa de banho. 

Por regra, a grande parte do sucesso ou fracasso dos gatos usarem as caixas de areia tem a ver com: o tamanho da caixa, a limpeza, a localização, o número de caixas por gato na casa e outro fator muito importante É o tipo de caixa em si, por exemplo se é coberta ou não.


Os 12 motivos pelo qual os gatos deixam de usar a caixa de areia


  • Problema de saúde

No caso dos nossos gatos criarem aversão à caixa de areia, devemos  antes de tudo, descartar a hipótese do gato estar a sentir dores ao defecar ou ao urinar. Se esse for o caso, isso leva o gato a associar a dor à caixa de areia. 

Antes de tudo, não devemos presumir que seja um problema de mau comportamento  do gato. Se desconfiar que o seu gato sente dor,  deve ser visto o mais rapidamente possível pelo veterinário.

  • Caixa de areia suja 

Nós humanos não gostamos de usar as casas de banho sujas pois não? Pois os nossos amigos felinos sendo animais extremamente limpos também não gostam de pisar na areia suja. Com a areia suja leva a que os gatos procurem outros sítios para fazerem as necessidades. A caixa da areia deve ser sempre mantida limpa.

  • Caixas de areia fechadas

Aos nosso olhos, uma caixa de areia fechada com tampa é uma ideia agradável porque nos dá a sensação que o gato têm privacidade e  mantêm os maus cheiros dentro da caixa. A verdade é que uma caixa coberta não é o mais adequado para os felinos. Uma caixa de areia fechada faz com que o gato se sinta apertado. Outro dos factores negativos de uma caixa de areia coberta com tampa, é que está fora da nossa vista e leva a que a higiene pela nossa parte seja esquecida.

Embora não pareça, a caixa de areia fechada também cria maus odores porque o ar não circula lá dentro.

Ao longo dos anos quando usava também caixa de areia fechadas, notei que os gatos evitavam usar este tipo de caixa porque sabiam que não conseguiam escapar,  se se sentissem ameaçados.

Para quem têm vários gatos em casa já se deve ter deparado com situações idênticas em que um gato está dentro da caixa de areia  e outro está escondido do lado de fora à espera para se atirar ao que vai sair da caixa de areia.

Numa casa com muitos gatos, existem sempre algumas incompatibilidade que por vezes passam despercebidas aos nossos olhos. Na perspectiva do gato são bem mais sérias e eles acabam por evitar usar a areia com medo dos outros felinos.

  • Caixa de areia demasiado pequena

O  tamanho da caixa de areia não deve ser escolhida com base no sitio onde vai ficar, mas sim no tamanho do gato. A caixa deve ter cerca de 1 ½ (uma vez e meia) o comprimento do gato.

  • Número insuficiente de caixas de areia na casa

Em casas com vários gatos, deve-se ter o mesmo número de caixas de areia por gato e mais uma extra. Se têm apenas um gato mas a casa têm dois andares, deve ter uma caixa em cada andar.

  • Localização errada da caixa de areia

O local da caixa de areia deve ser o mais conveniente para o gato e não para nós porque gostamos mais de a ver no sitio A e não no sitio B.

A caixa de areia não deve ficar perto da comida (coisa que já vi muito frequentemente), nem em sítios húmidos, nem dentro de um armário ou perto de um electrodoméstico que assuste o gato. 

Em casas com vários gatos, as caixas de areia devem estar espalhadas pela casa e não todas juntas no mesmo compartimento pois alguns gatos têm medo de se cruzarem uns com os outros e ganham aversão à caixa de areia.

Tente colocar as caixas de areia nas zonas preferidas de cada gato.

  • Areia insuficiente na caixa

Não devemos ser mesquinhos quando se trata de encher a caixa de areia dos gatos.

 Para evitar problemas de odor, devemos colocar a quantidade certa de areia que seja o suficiente para o gato cobrir as fezes. Geralmente cerca de 3 centímetros é o suficiente. Conforme vamos limpando a areia devemos repor sempre mais um bocadinho para manter o nível certo para o conforto do felino.

  • Tipo de areia

Em geral, os gatos gostam de uma areia fina e parecida com os materiais naturais encontrados na natureza.

Os gatos gostam de uma sensação suave nas patas e a textura e o tamanho da areia devem facilitar a escavação e a cobertura.

Devemos evitar as areias perfumadas que são apenas produzidas para atrair os donos e não aos nossos gatos que preferem areia sem perfume.  

A maioria dos gatos prefere uma areia com uma textura suave e sem perfumes.

Quer saber qual a melhor areia para gato? Pode ver aqui

  • O stress e o meio ambiente que rodeiam o gato

Um dos outros motivos pelo qual os gatos podem criar aversão à caixa de areia é o stress devido Às mudanças repentinas na sua rotina (tal como, mudança de casa, renovação dos espaços, chegada de um bebé, etc.). 

Os gatos são animais de hábitos que não se adaptam bem as mudanças repentinas ou a ambientes caóticos.

Outro dos problemas da aversão à caixa da areia pode ser o resultado do gato estar assustado devido a todos estes factores.

Para evitar este tipo de aversão à caixa de areia, temos que proporcionar uma sensação de segurança ao gato.

  • Caixa de areia automática

Embora não pareça, as caixas de areia com auto-limpeza são as que mais desvantagens têm. Se olharmos para uma caixa de areia automática, o tamanho é bastante grande (devido ao motor de limpeza) mas a área designada para o gato usar é extremamente pequena.

A maioria das caixas também têm motores muito barulhentos, que embora só activem passado uns 10 minutos de o gato a usar, pode acontecer que outro felino entre nesse mesmo momento e se assuste para sempre com a caixa de areia automática.

Outras das desvantagens, e uma das mais importantes para mim, é o facto de não monitorarmos o tipo de fezes ou urina que o gato faz, visto que, uma das poucas oportunidades que temos para verificar se está tudo saudável com as fezes do gato é quando limpamos as caixas de areia.

  • Produtos de limpeza com cheiros muito fortes

Os produtos de limpeza com cheiros muito fortes podem permanecer por muito tempo na caixa de areia do gato.

Quando lavamos a caixa de areia com lixívia ou sabão por exemplo, devemos diluí-los e passar a caixa de areia muito bem por água para evitar que absorva demasiado perfume dos detergentes pois nalguns casos, o cheiro demasiado forte pode afastar o gato do seu WC.

Para termos uma ideia, o nariz do gato têm  67 milhões de células olfativas em comparação connosco - os humanos que temos apenas  25 milhões de células olfativas

  • Tapetes protetores à volta das caixas de areia

Para nós, os tapetes protetores têm como função principal apanhar as areias que ficam presas nas patas dos gatos. O que é certo é que por vezes apanha também as patas dos gatos e para eles não é nada útil.

Existem gatos que ficam com as patas ligeiramente agarradas ao tapete e eles assustam-se com a sensação de prisão. Temos que ter em conta que este pode também ser um dos factores que leva o gato a ter aversão à caixa de areia.

Cada caso é um caso e devemos observar os nossos gatos e ver onde está o erro e tentar corrigi-lo para evitar o desconforto do felino.

Se já descartou todos estes motivos pelo qual o gato não usa a caixa de areia e quer saber qual é a melhor caixa de areia para os gatos pode ver aqui.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.
  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Os 12 Motivos Pelo Qual o Gato Deixa de Usar a Caixa de Areia
Referências:
    Does previous use affect litter box appeal in multi-cat households?
    Environmental ›Enrichment for Indoor Cats

    Think Like a Cat: How to Raise a Well-Adjusted Cat--Not a Sour  Puss Paperback– 25 Oct 2012

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.