Bolas de pelo nos gatos

A maioria de nós, donos de gatos, estamos familiarizados com as bolas de pelo. A sensação de acordar de noite porque ouvimos o nosso gato a fazer um som agonizante ao vomitar uma bola de pelo.

Quem nunca pisou uma bola de pelo ao levantar-se no meio da noite?


 O que são as bolas de pelo nos gatos?


O nome científico para uma bola de pelo é tricobezoar. 

O tricobezoar ou bolas de pelo, é uma aglomeração de pelos não digeríveis que formam uma massa sólida dentro do estômago ou intestinos do gato devido à sua limpeza constante com a língua.


O que causa as bolas de pelo nos gatos?


Antes de percebermos o que causa as bolas de pelo, devemos perceber porquê que os gatos se lambem tanto. Já todos nós reparamos que quando fazemos festa ao nosso gato, ele imediatamente vai-se lamber. Quando come, quando se vai  deitar, quando vai o veterinário etc., lá está o gato a lamber-se.

Os gatos identificam-se entre si, pelo seu cheiro característicos como se fosse o seu perfume ou uma forma de identidade para com os outros seres vivos à sua volta.

No entanto existem também outras situações que levam o gato a lamber-se tais como stress e parasitas.

Um gato que não se lamba como os outros felinos, pode ser sinal de doença (geralmente reflete-se no seu pelo sem brilho) 


Quem ainda não sentiu a língua áspera do gato?


A língua do gato é como se fosse uma escova com pequenos espinhos pontiagudos e inclinados que com o movimento das lambidelas retiram o pelo morto que acaba por ser engolido em pequenas quantidades.

Grande quantidade  do pelo que os gatos ingerem, acaba por passar pelo sistema digestivo sem qualquer problema. No entanto, às vezes os pelos acumulam-se ao ponto de não passar do estômago para o intestino delgado dando origem às bolas de pelo.

Como prevenir Bolas de pelo nos gatos?

Quando vemos uma bola de pelo pela primeira vez, facilmente confundimos com as fezes do gato devido à sua cor e forma mas o nosso nariz rapidamente nos diz que aquele corpo estranho saiu pelo outro lado do gato.

Para quem nunca viu, podem ver na foto o aspecto de uma bola de pelo vomitada por um gato.


Sintomas das bolas de pelo nos gatos


Os sintomas das bolas de pelo nos gatos pode variar de animal para animal, dependendo de vários factores tais como o tamanho da bola de pelo, o quão rápido a bola se forma e o quão sensível o estômago do gato é.

Alguns dos sintomas por vezes são, vontade de vomitar e engasgos que na maioria dos casos, os gatos sentem alívio logo após vomitarem.

Nos casos mais sérios, os sintomas das bolas de pelo nos gatos podem ser  a falta de apetite, prisão de ventre ou diarreia e se este for o caso, o nosso gato deve ser imediatamente visto por um médico veterinário para evitar possíveis complicações.

Segundo estudos médicos, as complicações devido às bolas de pelo são raras mas podem ser fatais quando levam ao bloqueio do sistema digestivo do gato. 

Por muito desagradável que nos parece ao pisarmos uma bola de pelo do gato ou ao vê-lo vomitar, é melhor que isto aconteça do que a bola de pelo bloquear o sistema digestivo do felino.


Complicações das bolas de pelo


As bolas de pelo podem ficar presas no sistema digestivo dos gatos e leva ao bloqueio intestinal e pode por em risco a vida do gato. Se isso acontecer, geralmente é necessário cirurgia para tirar os pelos. 

No entanto existem situações em que não é possível a cirurgia e o nosso gato terá que ficar internado e ser submetido a outro tipo de tratamentos tais como hidratação e laxantes.

Se este for o caso, será uma situação muito stressante para nós humanos e para o gato, pois não gostamos de ver o nosso animal de estimação doente e fora da sua zona de conforto.

O melhor conselho é tentar aos máximo que isto não  aconteça. Evitar as bolas de pelo nos gatos é meio caminho andado.

Como prevenir as bolas de pelo nos gatos.


Tratamentos para as bolas de pelo nos gatos


Antes de usar qualquer tratamento para as bolas de pelo, devemos minimizar a queda de pelo nos gatos, se assim o fizermos, já estamos a evitar que o gato ingira tanto pelo e que ponha em risco a sua saúde. Pode ver aqui, como minimizar a queda de pelo no gato.

Embora os laxantes comerciais possam ser eficazes para facilitar a passagem das bola de pêlos, o Dr. Goldstein médico veterinário na universidade Cornell em Nova Iorque aconselha a pedirmos a opinião de um médico veterinário sobre qual é o melhor laxante para os nossos gatos.

O mesmo conselho se aplica ao uso de dietas comerciais que alegam ser eficazes na prevenção ou no alívio da obstrução pelas bolas de pelo.

Pode ver aqui como prevenir as bolas de pelo nos gatos.


  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Como Minimizar a Queda Do Pelo nos Gatos
  4.  ›
  5. O que São as Bolas de Pelo no Gato?

Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

New! Comments

Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

Referências:
    catbehaviorassociates.com
    vet.cornell.edu


    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.