Benefícios Da Dieta BARF para Gato

Quer saber quais são os benefícios da dieta BARF para gato e porquê?

Segundo alguns estudos, a maioria das rações para gato são cozinhadas a altas temperaturas o que faz com que as vitaminas, os aminoácidos e os minerais essenciais para a vitalidade e bem-estar do gato sejam perdidos nesse processo.

A maioria de nós, ao ler os ingredientes nas embalagens da ração, repara que foram adicionadas vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde do felino. O que não sabemos é qual é a qualidade desses aditivos (vitaminas, nutrientes e aminoácidos) que embora possam ser naturais, não têm comparação com uma alimentação natural e fresca que a carne crua lhes oferece.

É como por exemplo, nós humanos, em vez de comermos frutas e vegetais frescos diariamente, tomássemos vitaminas como substituição dos alimentos. 

Os benefícios de uma dieta BARF para gato são inúmeros. Os defensores deste tipo de dieta alegam que os resultados são bastantes positivos no que toca à digestão, contribui para mais energia, contribui para um pelo e uma pele mais saudáveis, dentes mais limpos, um risco reduzido de alergias e redução de possíveis  problemas renais e pancreáticos. 

Os defensores de uma dieta crua para gato, afirmam também que gatos obesos, acabam por perder peso de forma natural visto ser uma dieta pobre em hidratos de carbono.

Uma dieta pobre em hidratos de carbono e à base de proteína animal geralmenboa para gatos diabéticos devido ao facto de ter um índice glicêmico baixo.


Benefícios da Dieta BARF para Gato


Melhor digestão

Os gatos são carnívoros por natureza e a carne crua deve fazer parte da sua alimentação sempre que possível. 

Segundo o Comitê do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA sobre Nutrição para Cães e Gatos, o sistema digestivo do felino é curto e bastante ácido, logo, consegue digerir uma refeição crua adequada à sua espécie em cerca de 12 horas, o que dá muito pouco tempo para as bactérias proliferarem tendo em conta também que a acidez do estômago têm um papel fundamental sobre a destruição das bactérias nocivas.

Por estes motivos,  quase todos os gatos são naturalmente resistentes a intoxicações alimentares.

Ao contrário de uma dieta BARF para gatos, a maioria das rações comerciais são feitas à base de grãos (hidratos de carbono) do qual os felinos não necessitam nem possuem um sistema enzimático capaz de lidar com este tipo de ingredientes que apenas lhes vai dificultar a digestão.

Redução do volume e do odor das fezes 

Outro dos benefícios da dieta BARF para gato, é o volume e o odor das fezes reduzidos. Mas porque será?

Quando os felinos são alimentados com uma dieta biologicamente adequada às suas necessidades naturais, o seu metabolismo usa a maior parte da comida, logo, há menos volume de fezes e uma menor necessidade de usar a caixa de areia. 

Por outro lado, uma dieta rica em hidratos de carbono, do qual o felino não necessita, não é processada eficientemente, logo, passa a ser desperdício, o que se reflete no volume das fezes. 

Perda de peso e mais energia

Os gatos, quando alimentados de forma inadequada nutricionalmente, vão comer em excesso para tentar compensar as deficiências resultantes dessa má alimentação

Uma dieta crua que satisfaça o felino a nível nutricional, leva a que este coma menos e se sinta saciado por mais tempo, sendo este mais um dos benefícios da dieta BARF para gato.

Os benefícios da dieta crua para felinos são bastante visíveis no que toca à energia. Por exemplo, os gatos que costumavam passar o dia a dormir, ao mudarem para uma dieta BARF, começaram a correr e a brincar mais frequentemente, o que os vai ajudar a queimar mais calorias.

De acordo com a médica veterinária Dr. Hodgkins's, especialista em nutrição felina, os gatos  "queimam" proteínas, transformando-as em energia no fígado num processo chamado gliconeogênese. 

Saúde oral visível

Assim como em nós humanos, a saúde bucal nos gatos depende em parte da sua genética e da sua alimentação. Os gatos na natureza geralmente não têm doenças periodontais.

Porquê? Porque o facto de mastigar carne crua ajuda a manter os dentes limpos como se fosse uma "escova de dentes da natureza”.

Por outro lado, os hidratos de carbono promovem a acumulação de placa e tártaro que estimulam as doenças das gengivas nos felinos.

Redução das doenças do trato urinário 

Uma dieta BARF para gato, contém um alto teor de humidade (cerca de 65% a 70%) que imita a sua presa natural; por exemplo, um rato tem 65%-75% de humidade. A comida de lata tipo patês Premium têm cerca de 78% de água. A comida seca têm apenas 5%-10% de água.  

Estudos indicam que os gatos, por natureza, não gostam de beber muita água, porque os seus ancestrais limitavam-se à humidade presente na carne das suas presas.

Se lhe interessar:  Porque que o gato não bebe muita água?  

Como a ração seca não contém quase humidade nenhuma, isto obriga o gato a beber muita água para compensar a desidratação.

Temos que estar cientes que a desidratação crónica leva a doenças do trato urinário do gato. No entanto, se não quiser dar uma dieta de carne crua ou patês ao gato, pode tentar estimulá-lo a beber mais através de uma fonte água eléctrica que imitam as nascentes naturais de água corrente na natureza.

Embora haja pessoas que se opõem a uma dieta BARF para gato, a carne crua é o alimento natural do gato. 

No entanto, temos que estar alerta dos efeitos negativos da dieta crua, que quando não preparada com os devidos cuidados, pode ter consequências graves para a saúde felina e humana.


Quais as DESVANTAGENS da dieta BARF para gatos?


Alguns dos meus felinos, comem uma dieta BARF 3 a 4 dias por semana que é complementada com ração premium para gato.

Com esta pratica, eu nunca observei problemas de saúde nos meus gatos. 

Contudo, não podemos esquecer que a carne crua pode conter bactérias tais como Salmonela e E-coli que podem ser perigosas para a saúde dos humanos com um sistema imunitário debilitado. Como pode ser o caso de crianças e idosos.

Os riscos de preparar uma dieta BARF para gato em casa, não são muito diferentes dos riscos de quem prepara uma refeição de carne para humanos. A diferença aqui é que as bactérias da carne crua podem permanecer em torno do rosto do gato, tigelas e superfícies da cozinha que facilmente esquecemos de desinfectar.

Uma das formas de minimizar a contaminação é congelar a carne crua e depois, na hora de servir, descongelar as doses certas para cada gato. 

Outro aspecto muito importante e que temos que ter conta são os gatos portadores de doenças auto-imunes, que são susceptíveis às bactérias (infeções secundárias).

Por exemplo, uma dieta BARF para gatos com FELV, é bastante benéfica mas ao mesmo tempo pode ser fatal devido ao risco das infeções pela carne contaminada

Uma dieta BARF para gato, requer algum trabalho no que toca á higiene.

Devemos usar carne fresca e desinfectar as superfícies e as taças do gato frequentemente.

A dieta de carne crua nem sempre é aceite pelos gatos e recomenda-se uma transição de forma gradual.

A dieta BARF para gatos, deve de ser orientada e aprovada por um veterinário ou nutricionista para que a refeição seja equilibrada e com a proporção certa de gordura, proteína e nutrientes essenciais para o bem-estar do gato.

Para quem quiser complementar uma dieta BARF para gato, existem suplementos próprios para este fim. Desta maneira temos a certeza que  não estamos a privar o gato de vitaminas essenciais para a sua saúde geral.

Existem empresas que preparam as dietas BARF (também conhecidas  por dietas YUM) que passam por um controlo de higiene muito rigoroso.

As dietas YUM (BARF) são desenvolvidas por nutricionistas, congeladas, e recebidas no conforto da nossa casa sem nos termos de preocuparmos com os riscos de contaminação ou com uma dieta não equilibrada.

Se não tiver tempo para preparar uma dieta BARF para gato, experimente uma mistura de ração seca Premium com patê de qualidade para garantir que o felino recebe a quantidade certa de água e nutrientes adequados para cada fase da vida do animal.

Não podemos esquecer que a maioria de nós não têm formação nutricional para preparar uma alimentação crua equilibrada e podemos estar a  colocar a saúde do gato em risco ao proporcionar-lhe uma alimentação não tanto correta.

Existem porém suplementos para complementar a dieta BARF, tais como: 

0ANIV Animal Essentials Herbal Multi-Vitamin and Mineral Dog and Cat Supplement


Poderá também optar por encomendar a dieta BARF já congelada que vem em nuggets e apenas tem que descongelar umas horas antes de servir. Visto que os gatos não gostam de comida gelada, poderá aquecer com um bocadinho de água se for para consumo imediato. 

Empresas que preparam dietas BARF (YUM) e que entregam em casa.

Os benefícios da dieta BARF para gato são, dúvida, inúmeros.

Depois de clarificarmos as desvantagens, devemos escolher a alimentação correcta de acordo com o que achamos melhor para o bem-estar do gato.

Espero que este artigo ajude a alimentar melhor o seu gato.

  1. Página Principal
  2.  ›
  3. Dieta BARF para Gato
  4.  ›
  5. Benefícios da Dieta BARF para Gato

Referências:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov
    www.pethealthnetwork.com

    https://www.avma.org/News/Journals/Collections/Documents/javma_229_5_680.pdf

    Elizabeth M. Hodgkins, DVM, Esq, Your Cat: Simple New Secrets to a Longer, Stronger Life, Thomas Dunne Books, 2007, 167-171

    David A. Fagan, DDS, Dental Consultant and Mark S. Edwards, PhD, Nutritionist, "Influence of Diet Consistency on Periodontal Disease in Captive Carnivores," The Colyer Institute, 2009

    Elizabeth M. Hodgkins, DVM, Esq., Your Cat: Simple Secrets to a Longer, Stronger Life, Thomas Dunne Books, 2007, 5-6

    Claudia A. Kirk, Jacques Debraekeleer, and P. Jane Armstrong, "Normal Cats," Small Animal Clinical Nutrition, 4th ed. Walsworth Publishing Company, 2000, 297-299

    D. Crissey, J. A. Swanson, B. A. Lintzenich, B. A. Brewer, and K. A. Slifka, " Use of a Raw Meat-Based Diet or a Dry Kibble Diet for Sand Cats," Journal of Animal Science 75, 1997, 2154-2160

    Dr. Bruce Syme, BVSc (Hons), " Feeding Raw Bones to Cats and Dogs



    Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

    Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

    New! Comments

    Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.