Adotar um gato - As 7 coisas que precisa de saber. 

Está a pensar em adotar um gato?

Está provado cientificamente que adotar qualquer animal de estimação é bom para o nosso coração.

Os gatos, em particular, diminuem o nosso nível de stress e diminuem a quantidade de ansiedade nas nossas vidas.

Acarinhar um gato tem um efeito positivo e calmante.

Um estudo concluiu que, durante um período de 10 anos, os donos de gatos apresentaram 30% menos chances de morrer de ataque cardíaco ou de AVC do que aqueles que não possuíram gatos como animais de estimação.

Se nunca teve um animal de estimação e está com dúvidas em adotar um gato, pode sempre ser FAT - Família de Acolhimento Temporário - com apenas o compromisso de ficar uns dias ou umas semanas com o gatinho. Assim fica a saber o que esperar ao ter uma presença felina na sua casa. Vai ver que não se arrepende.

Pode ver aqui mais sobre como ser FAT ou FAD de um gato.

Se está a pensar em adotar um gato definitivamente, aqui estão algumas coisas que precisa saber antes de tomar essa decisão.

7 coisas que precisa de saber antes de adotar um gato

  1. Adotar um gato é um compromisso para a vida. Os gatos podem viver até 20 anos ou mais.
  2. Tenha um local onde o seu gato possa dormir sem grandes perturbações. Isto não significa ter um quarto só para o nosso felino mas sim um lugar onde poucas pessoas entram para que o gato possa usá-lo apenas para fugir no caso de ter visitas inesperadas e não se sentir confortável na presença destas. Um arranhador alto com uma cabaninha para ele se esconder é ideal, ou até mesmo uma cama no cimo de um armário onde o gato se sinta seguro.

3. Adotar um gato requer alguma despesa. Pode adotar um gato já adulto, um gato bebé ou até comprar um. Se optar por comprar um gato, podemos estar a falar de valores que ascendem a centenas de euros, além de todo o equipamento necessário para o bem-estar do gato. Pode também optar por adotar um gato de uma associação de proteção animal conseguindo assim economizar e salvar uma vida ao mesmo tempo. Não nos podemos esquecer da lista do equipamento básico necessário tal como um bebedouro, um comedouro, uma cama, uma caixa de areia, brinquedos, um poste para arranhar as unhas e, claro, a alimentação que deve ser de qualidade. Outra das despesas que devemos estar preparados são as consultas médico veterinárias, quer de rotina quer para aqueles incidentes que menos esperamos.

4. Quando precisar de mudar de casa, pode ter problemas de consentimento por parte do novo senhorio da casa nova ou, até mesmo, ter de se ausentar do país por longos períodos de tempo. Isto é, sem dúvida, algo que temos que ter em conta antes de adotar um gato.

5. Alergias. As alergias aos pelos dos gatos, aos ácaros e à saliva pode acontecer a qualquer um. Por exemplo eu nunca tive alergia aos gatos até que acabei por desenvolver uma reação alérgica principalmente quando os felinos começam a largar o pelo. Não é motivo para abandonar ou largar o gato num gatil. É mais fácil ultrapassar as alergias do quê poderemos pensar. Se quiser algumas dicas para ultrapassar as alergias aos gatos, clique aqui.

6. Higiene. Os gatos podem largar pelo por todo o lado. Os gatos largam pelo, e isto é uma realidade. Há épocas em que o pelo se agarra à roupa, ao sofá, à cama, espalha-se pelo chão, principalmente nos meses mais críticos da mudança de pelo.Se gosta de usar roupa preta vai ser difícil ver-se livre dos pelos a não ser que adote um gatinho preto. Já agora, quem disse que os gatos pretos dão azar? Pode ler mais aqui sobre os mitos dos gatos pretos aqui. Se este for o caso, pode tirar os pelos das roupa com um bom rolo tira-pelo. Com o passar do tempo, saberá identificar os tipos de materiais de que são feitas as nossas roupas e que atraem o pelo de gato. As escovagens regulares e uma alimentação de qualidade, como por exemplo uma ração sem cereais, irão ajudar os nossos felinos a perder menos pelo. Se vai adotar um gato, não se esqueça: o pelo será uma constante da vida! Os gatos são animais bastante limpos e não necessitam de sair à rua para fazer as suas necessidades, basta um caixote com areia própria dentro de casa... Pois é falei em areia, coisa que na maioria das vezes se espalha pela casa. Se você nunca foi dono de um gato, deve estar consciente da importância destes cuidados. Se pensarmos na alegria que os gatos nos dão, nem damos conta das pequenas tarefas diárias que eles exigem de nós.

7. Outra companhia felina – Para os gatos que passam longos períodos de tempo sozinhos em casa todos os dias, talvez seja uma boa ideia considerar adotar outro gato para se juntar à família. A interação sociável com outro gato enriquece bastante as nossas vidas quotidianas. Quanto mais jovens forem quando são apresentados um ao outro gato, maiores serão as chances de se darem amigavelmente para sempre. Pode sempre adotar dois irmãos juntos, quem sabe? Pode ler aqui como introduzir um novo membro na família felina.

Estes factos permitem-nos perceber que adotar um gato de forma responsável requer alguma despesa e alguma dedicação da nossa parte. Mas eles compensam-nos milhares de vezes mais.

Embora possa parecer que pode demorar algum tempo para encontrar o gato certo, pode ter a certeza que a escolha final lhe trará muita felicidade, entretenimento e conforto para o seu lar e para a sua família.

Um gato feliz contribui para um lar feliz.

Qualquer felino ficará muito feliz também se sair de uma situação de abrigo ou resgate e for acolhido nos braços amorosos da sua família.

Antes de comprar, considere adotar um gato através de uma associação de proteção animal. Pode ver aqui algumas das associações de proteção animal em Portugal.

Espero que este artigo consiga trazer algum esclarecimento no momento de decidir acolher um patudinho na sua casa.

Se o fizer da forma certa, de certeza que o novo gatinho trará mais alegria e diversão à sua vida doméstica.

Boa sorte na sua escolha ao adotar um gato.


  1. Página Principal
  2.  ›
  3. 7 coisas que precisa de saber antes de adotar um gato
Referências:
    Cat Owners Have Lower Heart Attack Risk, Study says

    Porque o nossa lema é "BE THE BEST CAT PARENT YOU CAN BE"

    Para ficar a saber todas as novidades, promoções e dicas para o bem-estar dos nosso felinos, pode subscrever em baixo.

    New! Comments

    Quer deixar um comentário? Pode faze-lo aqui.

    Aviso Legal:  A informação disponibilizada nesta página www.bem-estar-do-gato.com deve ser apenas utilizada para fins informativos, não podendo, jamais, ser usada como substituição ou diagnóstico veterinário. O autor deste site descarta qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.